A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141686
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores.
id UNSP_602e236c28f9f7a905c666657e5e0517
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141686
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'Formação de professoresEstratégias de leituraEnsinoEsta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]2016-07-19T13:00:02Z2016-07-19T13:00:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10642-10654application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-106542357-7819http://hdl.handle.net/11449/141686ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:16:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:16:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
title A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
spellingShingle A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
Formação de professores
Estratégias de leitura
Ensino
title_short A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
title_full A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
title_fullStr A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
title_full_unstemmed A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
title_sort A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
author Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
author_facet Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estratégias de leitura
Ensino
topic Formação de professores
Estratégias de leitura
Ensino
description Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:02Z
2016-07-19T13:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-10654
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141686
ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141686
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-10654
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10642-10654
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649934170259456