Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Vieira Vidal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/584
Resumo: Pesquisas tem mostrado que o ensino de biologia evolutiva é fragmentado, e muitas vezes nem chega a ser abordado, isso é preocupante, visto que é um tema central dentro da Biologia e dá sentido aos diversos graus de biodiversidade observados no dia-a-dia e na natureza. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal investigar os principais desafios para o ensino de evolução biológica para alunos do ensino médio da cidade de Manaus, Amazonas. Para tanto, foram aplicados questionários de acordo com a escala likert com perguntas que versaram sobre evolução biológica e concepções dos alunos sobre o tema, antes e após uma aula exclusiva sobre evolução Biológica. Foram um total de 56 alunos de 3 escolas do ensino médio que participaram da pesquisa, a escolha dessa série se deu em virtude do tema evolução ser abordado com mais ênfase nesse período. Esse referencial teórico-metodológico foi adotado para que fosse possível analisar as concepções e o conhecimento dos alunos sobre o assunto, no qual foi possível verificar que os alunos não conhecem corretamente os conceitos relacionados aos processos de evolução biológica, porém, foi constatado mudanças na média de erros das respostas dos alunos após a aplicação da aula, com um certo reforço da ideia correta sobre a teoria da evolução.
id UFLA-6_3dff1216ab0f94e283f96c2e1e98c9c5
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/584
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médioPesquisas tem mostrado que o ensino de biologia evolutiva é fragmentado, e muitas vezes nem chega a ser abordado, isso é preocupante, visto que é um tema central dentro da Biologia e dá sentido aos diversos graus de biodiversidade observados no dia-a-dia e na natureza. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal investigar os principais desafios para o ensino de evolução biológica para alunos do ensino médio da cidade de Manaus, Amazonas. Para tanto, foram aplicados questionários de acordo com a escala likert com perguntas que versaram sobre evolução biológica e concepções dos alunos sobre o tema, antes e após uma aula exclusiva sobre evolução Biológica. Foram um total de 56 alunos de 3 escolas do ensino médio que participaram da pesquisa, a escolha dessa série se deu em virtude do tema evolução ser abordado com mais ênfase nesse período. Esse referencial teórico-metodológico foi adotado para que fosse possível analisar as concepções e o conhecimento dos alunos sobre o assunto, no qual foi possível verificar que os alunos não conhecem corretamente os conceitos relacionados aos processos de evolução biológica, porém, foi constatado mudanças na média de erros das respostas dos alunos após a aplicação da aula, com um certo reforço da ideia correta sobre a teoria da evolução.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/58410.30905/rde.v6i1.584Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5842526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/584/436Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro Vieira Vidal2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/584Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
title Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
spellingShingle Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
Leandro Vieira Vidal
title_short Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
title_full Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
title_fullStr Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
title_full_unstemmed Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
title_sort Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
author Leandro Vieira Vidal
author_facet Leandro Vieira Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Vieira Vidal
description Pesquisas tem mostrado que o ensino de biologia evolutiva é fragmentado, e muitas vezes nem chega a ser abordado, isso é preocupante, visto que é um tema central dentro da Biologia e dá sentido aos diversos graus de biodiversidade observados no dia-a-dia e na natureza. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal investigar os principais desafios para o ensino de evolução biológica para alunos do ensino médio da cidade de Manaus, Amazonas. Para tanto, foram aplicados questionários de acordo com a escala likert com perguntas que versaram sobre evolução biológica e concepções dos alunos sobre o tema, antes e após uma aula exclusiva sobre evolução Biológica. Foram um total de 56 alunos de 3 escolas do ensino médio que participaram da pesquisa, a escolha dessa série se deu em virtude do tema evolução ser abordado com mais ênfase nesse período. Esse referencial teórico-metodológico foi adotado para que fosse possível analisar as concepções e o conhecimento dos alunos sobre o assunto, no qual foi possível verificar que os alunos não conhecem corretamente os conceitos relacionados aos processos de evolução biológica, porém, foi constatado mudanças na média de erros das respostas dos alunos após a aplicação da aula, com um certo reforço da ideia correta sobre a teoria da evolução.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/584
10.30905/rde.v6i1.584
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/584
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/584/436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-584
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-584
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375262490624