A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80 |
Resumo: | Este ensaio problematiza os modelos de avaliação externa, ranqueadores e meritocráticos, que norteiam as políticas públicas educacionais oficiais e as repercussões na forma de organização do trabalho escolar. Fomenta a reflexão sobre a multidimensionalidade do fenômeno educacional recuperando por meio de investigação desenvolvida na rede municipal de Campinas, outras qualidades existentes nas escolas e subestimadas pelas políticas de avaliação em condição de hegemonia. Por fim, reforça a relevância de processos de avaliação institucional participativa (AIP) como resposta propositiva das redes de ensino aos vieses de políticas públicas centradas em metas que desconsideram a formação humana como direito dos estudantes e dever da escola. Advoga-se em favor de novas formas de construir qualidade na escola incluindo os atores e implicando-os na consecução de metas eivadas de compromisso social. Palavras chave: avaliação institucional; escola pública; políticas públicas, responsabilização participativa; formação humana |
id |
UFLA-6_595cf456e2e315d58b95bf2d506037a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/80 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização verticalEste ensaio problematiza os modelos de avaliação externa, ranqueadores e meritocráticos, que norteiam as políticas públicas educacionais oficiais e as repercussões na forma de organização do trabalho escolar. Fomenta a reflexão sobre a multidimensionalidade do fenômeno educacional recuperando por meio de investigação desenvolvida na rede municipal de Campinas, outras qualidades existentes nas escolas e subestimadas pelas políticas de avaliação em condição de hegemonia. Por fim, reforça a relevância de processos de avaliação institucional participativa (AIP) como resposta propositiva das redes de ensino aos vieses de políticas públicas centradas em metas que desconsideram a formação humana como direito dos estudantes e dever da escola. Advoga-se em favor de novas formas de construir qualidade na escola incluindo os atores e implicando-os na consecução de metas eivadas de compromisso social. Palavras chave: avaliação institucional; escola pública; políticas públicas, responsabilização participativa; formação humanaEDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/8010.30905/ded.v2i2.80Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 78-89Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 78-89Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 78-89Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 78-892526-849X10.30905/ded.v2i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80/73Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSORDI, Mara Regina Lemes De2019-04-17T16:12:26Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/80Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-17T16:12:26Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
title |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
spellingShingle |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical SORDI, Mara Regina Lemes De |
title_short |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
title_full |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
title_fullStr |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
title_full_unstemmed |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
title_sort |
A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical |
author |
SORDI, Mara Regina Lemes De |
author_facet |
SORDI, Mara Regina Lemes De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SORDI, Mara Regina Lemes De |
description |
Este ensaio problematiza os modelos de avaliação externa, ranqueadores e meritocráticos, que norteiam as políticas públicas educacionais oficiais e as repercussões na forma de organização do trabalho escolar. Fomenta a reflexão sobre a multidimensionalidade do fenômeno educacional recuperando por meio de investigação desenvolvida na rede municipal de Campinas, outras qualidades existentes nas escolas e subestimadas pelas políticas de avaliação em condição de hegemonia. Por fim, reforça a relevância de processos de avaliação institucional participativa (AIP) como resposta propositiva das redes de ensino aos vieses de políticas públicas centradas em metas que desconsideram a formação humana como direito dos estudantes e dever da escola. Advoga-se em favor de novas formas de construir qualidade na escola incluindo os atores e implicando-os na consecução de metas eivadas de compromisso social. Palavras chave: avaliação institucional; escola pública; políticas públicas, responsabilização participativa; formação humana |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80 10.30905/ded.v2i2.80 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v2i2.80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80/73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 78-89 Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 78-89 Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 78-89 Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 78-89 2526-849X 10.30905/ded.v2i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374487592960 |