Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Avila Todaro, Monica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aurea Terezani, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/177
Resumo: The current brazilian educational context promotes discussions about body and movement in educational institutions. This article aims to problematize the presence of dance-education in the National Curriculum Parameters (PCN) regarding primary schools, in theoretical studies, and in curricula from Pedagogy programs. The methodology used is of a qualitative nature, making use of documentary and bibliographic research. This study starts from the question: where is the dance-education? The theoretical reference is composed of: Gariba (2005), Nóbrega (2010), Gonçalves (1994), Todaro (2018), Arroyo (2012), Paviani (2011),Franzoni (2007), Albano (2010) and Ostetto (2010). An analysis of the PCN and theoretical studies shows that it is necessary to understand dance associated with education as an opportunity for body movement, with educational institutions responsible for enabling or denying its offer in their spaces. The results of the research in the curricular matrices showed the need to insert dance as a discipline or content, in greater intensity, in order to form dance teachers who can carry out teaching in dance-education in schools.  
id UFLA-6_7605c3711f0c72e3aef23dd4c0ef7341
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/177
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?dançacorpoeducaçãoformação docenteThe current brazilian educational context promotes discussions about body and movement in educational institutions. This article aims to problematize the presence of dance-education in the National Curriculum Parameters (PCN) regarding primary schools, in theoretical studies, and in curricula from Pedagogy programs. The methodology used is of a qualitative nature, making use of documentary and bibliographic research. This study starts from the question: where is the dance-education? The theoretical reference is composed of: Gariba (2005), Nóbrega (2010), Gonçalves (1994), Todaro (2018), Arroyo (2012), Paviani (2011),Franzoni (2007), Albano (2010) and Ostetto (2010). An analysis of the PCN and theoretical studies shows that it is necessary to understand dance associated with education as an opportunity for body movement, with educational institutions responsible for enabling or denying its offer in their spaces. The results of the research in the curricular matrices showed the need to insert dance as a discipline or content, in greater intensity, in order to form dance teachers who can carry out teaching in dance-education in schools.  O cenário educacional brasileiro atual fomenta discussões a respeito do corpo e do movimento nas instituições de ensino. Este artigo tem como objetivo problematizar a presença da dançaeducação, nos  arâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental I, nos estudos teóricos e nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, ancorada na pesquisa documental e na pesquisa bibliográfica. O presente estudo parte da questão: onde está a dança-educação? O quadro teórico foi composto por: Gariba (2005), Nóbrega (2010), Gonçalves (1994), Todaro (2018), Arroyo (2012), Paviani (2011), Franzoni (2007), Albano (2010) e Ostetto (2010). A análise dos PCN e dos estudos teóricos evidenciou ser necessário compreender a dança ligada à educação como oportunidade de  movimento do corpo, sendo as instituições de ensino responsáveis por possibilitar ou negar sua oferta em seus espaços. Os resultados da pesquisa nas matrizes curriculares evidenciaram a necessidade de inserir a dança como disciplina ou conteúdo, em maior intensidade, a fim de formar professores dançantes que possam efetivar a docência em dança-educação nas escolas.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/17710.30905/ded.v4i1.177Devir Educação; Bd. 4 Nr. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170Devir Educação; Vol. 4 No. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170Devir Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170Devir Educação; v. 4 n. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-1702526-849X10.30905/ded.v4i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/177/114Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Avila Todaro, MonicaAurea Terezani, Larissa2023-12-31T14:01:50Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/177Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:01:50Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
title Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
spellingShingle Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
de Avila Todaro, Monica
dança
corpo
educação
formação docente
title_short Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
title_full Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
title_fullStr Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
title_full_unstemmed Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
title_sort Formação inicial dos professores do ensino fundamental I: onde está a dança-educação?
author de Avila Todaro, Monica
author_facet de Avila Todaro, Monica
Aurea Terezani, Larissa
author_role author
author2 Aurea Terezani, Larissa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Avila Todaro, Monica
Aurea Terezani, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv dança
corpo
educação
formação docente
topic dança
corpo
educação
formação docente
description The current brazilian educational context promotes discussions about body and movement in educational institutions. This article aims to problematize the presence of dance-education in the National Curriculum Parameters (PCN) regarding primary schools, in theoretical studies, and in curricula from Pedagogy programs. The methodology used is of a qualitative nature, making use of documentary and bibliographic research. This study starts from the question: where is the dance-education? The theoretical reference is composed of: Gariba (2005), Nóbrega (2010), Gonçalves (1994), Todaro (2018), Arroyo (2012), Paviani (2011),Franzoni (2007), Albano (2010) and Ostetto (2010). An analysis of the PCN and theoretical studies shows that it is necessary to understand dance associated with education as an opportunity for body movement, with educational institutions responsible for enabling or denying its offer in their spaces. The results of the research in the curricular matrices showed the need to insert dance as a discipline or content, in greater intensity, in order to form dance teachers who can carry out teaching in dance-education in schools.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/177
10.30905/ded.v4i1.177
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/177
identifier_str_mv 10.30905/ded.v4i1.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/177/114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 4 Nr. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170
Devir Educação; Vol. 4 No. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170
Devir Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170
Devir Educação; v. 4 n. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 155-170
2526-849X
10.30905/ded.v4i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374570430464