National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644 |
Resumo: | O artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado. |
id |
UFLA-6_aed39e7e8519cc79cf69f8eea092fb78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/644 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relationsPolítica Nacional de Alfabetización (2019): reflexiones sobre las relaciones discursivas de poderPolítica Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poderProcessos educacionaisAlfabetizaçãoPolítica Nacional de AlfabetizaçãoConcepção de linguagemDiscursoO artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/64410.30905/rde.v7i1.644Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6442526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644/458Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSzczawlinska Muceniecks, Rebeca2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/644Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations Política Nacional de Alfabetización (2019): reflexiones sobre las relaciones discursivas de poder Política Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poder |
title |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
spellingShingle |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations Szczawlinska Muceniecks, Rebeca Processos educacionais Alfabetização Política Nacional de Alfabetização Concepção de linguagem Discurso |
title_short |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
title_full |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
title_fullStr |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
title_full_unstemmed |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
title_sort |
National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations |
author |
Szczawlinska Muceniecks, Rebeca |
author_facet |
Szczawlinska Muceniecks, Rebeca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Szczawlinska Muceniecks, Rebeca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos educacionais Alfabetização Política Nacional de Alfabetização Concepção de linguagem Discurso |
topic |
Processos educacionais Alfabetização Política Nacional de Alfabetização Concepção de linguagem Discurso |
description |
O artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644 10.30905/rde.v7i1.644 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v7i1.644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644 Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644 Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644 Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644 2526-849X 10.30905/rde.v7i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375613763584 |