National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szczawlinska Muceniecks, Rebeca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644
Resumo: O artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado.
id UFLA-6_aed39e7e8519cc79cf69f8eea092fb78
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/644
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relationsPolítica Nacional de Alfabetización (2019): reflexiones sobre las relaciones discursivas de poderPolítica Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poderProcessos educacionaisAlfabetizaçãoPolítica Nacional de AlfabetizaçãoConcepção de linguagemDiscursoO artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/64410.30905/rde.v7i1.644Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6442526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644/458Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSzczawlinska Muceniecks, Rebeca2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/644Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
Política Nacional de Alfabetización (2019): reflexiones sobre las relaciones discursivas de poder
Política Nacional de Alfabetização (2019): reflexões sobre relações discursivas de poder
title National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
spellingShingle National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
Szczawlinska Muceniecks, Rebeca
Processos educacionais
Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização
Concepção de linguagem
Discurso
title_short National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
title_full National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
title_fullStr National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
title_full_unstemmed National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
title_sort National Literacy Policy (2019): reflections on discursive power relations
author Szczawlinska Muceniecks, Rebeca
author_facet Szczawlinska Muceniecks, Rebeca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szczawlinska Muceniecks, Rebeca
dc.subject.por.fl_str_mv Processos educacionais
Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização
Concepção de linguagem
Discurso
topic Processos educacionais
Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização
Concepção de linguagem
Discurso
description O artigo discute a Política Nacional de Alfabetização (Decreto 9.765/2019), analisando seu processo de elaboração, conteúdo e ressaltando o uso discursivo intencional. Inicialmente, apreendemos elementos da relação entre língua escrita e poder, destacando duas concepções de linguagem. Em seguida, refletimos sobre o processo de elaboração da PNA, para, enfim, examinarmos conflitos e apagamentos presentes no texto normativo. Entre as considerações, destacamos que o processo de elaboração da PNA, bem como seu conteúdo, reforça a compreensão de que a alfabetização nacional, para além de seus aspectos didático-metodológicos, faz parte de um projeto de nação objetivamente determinado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644
10.30905/rde.v7i1.644
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644
identifier_str_mv 10.30905/rde.v7i1.644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/644/458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644
Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644
Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644
Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-644
2526-849X
10.30905/rde.v7i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375613763584