A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar Silva, Natany
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/226
Resumo: This article aims to discuss the possibilities of using multiple semioses in retextualizations made by children in literacy. To this end, the article brings studies on the role of the literacy teacher in the process of producing children's texts and on the multi-tools. The text, which results from a master's thesis, highlights the approach of children's texts in a discursive perspective, which considers aspects of the dialogical process of the literacy process beyond the study of the alphabetical system. It is revealed, with this study, that technological resources can favor the process of producing children's texts and contemplate an interaction between society and school. Keywords: Text production; Multiliteracies; teacher education
id UFLA-6_b11133ede93de5be5f5ce094597ff2be
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/226
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantilProdução de texto; Multiletramentos; Formação docenteThis article aims to discuss the possibilities of using multiple semioses in retextualizations made by children in literacy. To this end, the article brings studies on the role of the literacy teacher in the process of producing children's texts and on the multi-tools. The text, which results from a master's thesis, highlights the approach of children's texts in a discursive perspective, which considers aspects of the dialogical process of the literacy process beyond the study of the alphabetical system. It is revealed, with this study, that technological resources can favor the process of producing children's texts and contemplate an interaction between society and school. Keywords: Text production; Multiliteracies; teacher educationO presente artigo visa a discutir sobre possibilidades de uso de múltiplas semioses em retextualizações feitas por crianças em fase de alfabetização. Para tanto, o artigo traz estudos sobre o papel do professor alfabetizador no processo de produção de textos infantis e sobre os multiletramentos. O texto, que resulta de uma dissertação de mestrado, evidencia a abordagem dos textos infantis em uma perspectiva discursiva, que considera aspectos do processo dialógico do processo de alfabetização para além do estudo do sistema alfabético. Revela-se, com este estudo, que os recursos tecnológicos podem favorecer o processo de produção de textos infantis e contemplar  a interação entre sociedade e escola. Palavras-chave: Produção de texto; Multiletramentos; Formação docenteEDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/22610.30905/ded.v0i0.226Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-2822526-849X10.30905/ded.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/226/140Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelar Silva, NatanyFerreira, Helena Maria2023-12-31T14:00:52Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/226Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:00:52Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
title A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
spellingShingle A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
Avelar Silva, Natany
Produção de texto; Multiletramentos; Formação docente
title_short A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
title_full A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
title_fullStr A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
title_full_unstemmed A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
title_sort A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
author Avelar Silva, Natany
author_facet Avelar Silva, Natany
Ferreira, Helena Maria
author_role author
author2 Ferreira, Helena Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar Silva, Natany
Ferreira, Helena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto; Multiletramentos; Formação docente
topic Produção de texto; Multiletramentos; Formação docente
description This article aims to discuss the possibilities of using multiple semioses in retextualizations made by children in literacy. To this end, the article brings studies on the role of the literacy teacher in the process of producing children's texts and on the multi-tools. The text, which results from a master's thesis, highlights the approach of children's texts in a discursive perspective, which considers aspects of the dialogical process of the literacy process beyond the study of the alphabetical system. It is revealed, with this study, that technological resources can favor the process of producing children's texts and contemplate an interaction between society and school. Keywords: Text production; Multiliteracies; teacher education
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/226
10.30905/ded.v0i0.226
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/226
identifier_str_mv 10.30905/ded.v0i0.226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/226/140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 265-282
2526-849X
10.30905/ded.v0i0
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374599790592