Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Elke Alves Farias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4798
Resumo: É fato que mudanças radicais têm acontecido nas diversas esferas da sociedade contemporânea: vida pública, comunitária e econômica, como destaca a Gramática do Design Visual (GNL, 2021). Nesse cenário, considerando a importância de a escola continuar, ou tornar-se, relevante nas ações educativas, é imprescindível (re)pensar o ensino da produção textual de maneira a contemplar os multiletramentos e os processos multissemióticos de significação. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de textos multimodais a partir do uso de plataformas de design digital, viabilizando o trabalho com os multiletramentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo geral, busca investigar o ensino de textos multimodais clássicos, a partir da descrição e análise do processo de produção de infográficos e anúncios publicitários, mediados por plataformas digitais de design, no 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do estado da Paraíba. Como objetivos específicos, busca desenvolver uma proposta didática direcionada à produção desses gêneros multimodais, utilizando a plataforma Canva for Education, destacando a funcionalidade e a relevância dessa proposta didática. Além disso, esta pesquisa disponibiliza essa proposta validada, no formato de um produto educacional, visando a aplicação dessa experiência em outras situações de ensino, em séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizadas as bases teóricas pautadas nos conceitos da multimodalidade do GNL (2021), da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), nos quatro processos da aprendizagem de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). No que se refere aos aspectos metodológicos, utiliza-se uma abordagem qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação. A pesquisa também se apoia em fontes bibliográficas e documentais com objetivos exploratórios. Para a geração de dados, utiliza questionários, atividades em sala, fotos, filmagens, diário de bordo e produção na plataforma Canva. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Professor João de Freitas Filho, localizada no município de Lagoa de Dentro/PB. O estudo demonstrou que a aplicação da proposta didática para produção de textos multimodais, mediada pela plataforma digital Canva for Education, nas séries iniciais do ensino fundamental, obteve implicações pedagógicas e resultados significativos, ao promover o desenvolvimento de habilidades criativas, colaborativas e críticas, sob a perspectiva dos multiletramentos.
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spelling Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamentalProdução de textos multimodaisMultiletramentoGramática do design visualLINGUISTICA, LETRAS E ARTESÉ fato que mudanças radicais têm acontecido nas diversas esferas da sociedade contemporânea: vida pública, comunitária e econômica, como destaca a Gramática do Design Visual (GNL, 2021). Nesse cenário, considerando a importância de a escola continuar, ou tornar-se, relevante nas ações educativas, é imprescindível (re)pensar o ensino da produção textual de maneira a contemplar os multiletramentos e os processos multissemióticos de significação. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de textos multimodais a partir do uso de plataformas de design digital, viabilizando o trabalho com os multiletramentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo geral, busca investigar o ensino de textos multimodais clássicos, a partir da descrição e análise do processo de produção de infográficos e anúncios publicitários, mediados por plataformas digitais de design, no 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do estado da Paraíba. Como objetivos específicos, busca desenvolver uma proposta didática direcionada à produção desses gêneros multimodais, utilizando a plataforma Canva for Education, destacando a funcionalidade e a relevância dessa proposta didática. Além disso, esta pesquisa disponibiliza essa proposta validada, no formato de um produto educacional, visando a aplicação dessa experiência em outras situações de ensino, em séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizadas as bases teóricas pautadas nos conceitos da multimodalidade do GNL (2021), da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), nos quatro processos da aprendizagem de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). No que se refere aos aspectos metodológicos, utiliza-se uma abordagem qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação. A pesquisa também se apoia em fontes bibliográficas e documentais com objetivos exploratórios. Para a geração de dados, utiliza questionários, atividades em sala, fotos, filmagens, diário de bordo e produção na plataforma Canva. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Professor João de Freitas Filho, localizada no município de Lagoa de Dentro/PB. O estudo demonstrou que a aplicação da proposta didática para produção de textos multimodais, mediada pela plataforma digital Canva for Education, nas séries iniciais do ensino fundamental, obteve implicações pedagógicas e resultados significativos, ao promover o desenvolvimento de habilidades criativas, colaborativas e críticas, sob a perspectiva dos multiletramentos.It is a fact that radical changes have occurred in the various spheres of contemporary society: public, community and economic life, as highlighted by the Grammar of Visual Design (GNL, 2021). In this scenario, considering the importance of the school continuing, or becoming, relevant in educational actions, it is essential to (re)think the teaching of textual production in a way that contemplates multiliteracies and multisemiotic processes of meaning. Following this direction, this research aims to study the production of multimodal texts using digital design platforms, enabling work with multiliteracies in the early years of Elementary School. As a general objective, it seeks to investigate the teaching of classic multimodal texts, based on the description and analysis of the production process of infographics and advertisements, mediated by digital design platforms, in the 5th year of Elementary School, at a public school in the state of Paraíba. As specific objectives, it seeks to develop a didactic proposal aimed at the production of these multimodal genres, using the Canva for Education platform, highlighting the functionality and relevance of this didactic proposal. Furthermore, this research makes this validated proposal available, in the format of an educational product, aiming to apply this experience in other teaching situations, in the initial grades of Elementary School. To support the research, theoretical bases were used based on the concepts of multimodality from GNL (2021), the Visual Design Grammar of Kress and van Leeuwen (1996), the four learning processes of Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020) and in the National Common Curricular Base – BNCC (2018). Regarding methodological aspects, a qualitative approach is used with action research procedures. The research is also based on bibliographic and documentary sources with exploratory objectives. To generate data, it uses questionnaires, classroom activities, photos, footage, logbooks and production on the Canva platform. The locus of the research is the Professor João de Freitas Filho Municipal School of Early Childhood and Elementary Education, located in the municipality of Lagoa de Dentro/PB. The study demonstrated that the application of the didactic proposal for the production of multimodal texts, mediated by the Canva for Education digital platform, in the initial grades of elementary school, had pedagogical implications and significant results, by promoting the development of creative, collaborative and critical skills, under the perspective of multiliteracies.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAranha, . Simone Dália de Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279Coutinho, Elke Alves Farias2023-11-01T14:38:40Z2999-12-312023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTINHO, Elke Alves Farias. Produção de textos na perspectiva dos multiletramentos: o uso de plataformas digitais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2023. 268 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4798porALFABETISMO FUNCIONAL. Alfabetismo no Brasil. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/alfabetismo-no-brasil/. Acesso em: 20 mar. 2023. ALMEIDA, D. L. B. Revisando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: Perspectivas em análise visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. ALMEIDA, D. L. B. Do Texto às Imagens: As Novas Fronteiras do Letramento Visual. In: PEREIRA, R. C. R. P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009. ARANHA, Simone Dália de Gusmão. Os enunciados interrogativos no hiperbanner: uma abordagem semântico-discursiva. Tese de doutorado. João Pessoa, 2007. ARANHA, Simone Dália de Gusmão; CASTRO, M. M. S. . Blog e Propaganda Virtual: uma proposta para a prática de multiletramentos na escola. 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