Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiane Priscilla Caires
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marcia Aparecida Amador Mascia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/606
Resumo: Este artigo tem como problemática investigar as práticas de disciplinarização existentes em uma escola de educação infantil do interior do estado de São Paulo, em conformidade aos ideais normalizadores que pairam sobre a infância. O trabalho está ancorado nas experiências da autora enquanto professora e gestora de escola pública e em desenhos comentados de crianças, de três a cinco anos de idade que frequentaram a unidade educativa no ano de 2019. O estudo, por meio da análise do discurso, aponta para a existência de diferentes modos de objetivação e subjetivação que buscam a constituição da subjetividade dos pequenos durante as ações escolares. Mostra que o processo é de longa data, desde o século XVI, com a existência dos suplícios e prisões, e que os fluxos e as experiências se perpetuam e, ainda, mantém-se enquanto herança do equipamento social. Volta-se para o dispositivo pedagógico e revela como a estrutura escolar, o tempo e a disposição dos ambientes vão ao encontro da manutenção das relações de poder, com vistas ao preparo do pequeno cidadão para viver em sociedade. Porém, o texto se encaminha em defesa da escola pública, para um repensar acerca dos modelos pré-estabelecidos no decorrer do processo histórico e com base em um sistema capitalista. E finaliza colocando em evidência a riqueza dos pensamentos das crianças que, através de seus repertórios imaginativos, subvertem a lógica constituída, que tenta, mas não consegue, assujeitar meninos e meninas.
id UFLA-6_b9cd889fcfbd26567e9e7fb8cc93019e
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/606
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas criançasEducação InfantilConstituição da subjetividadeAnálise do discursoRelações de poderEste artigo tem como problemática investigar as práticas de disciplinarização existentes em uma escola de educação infantil do interior do estado de São Paulo, em conformidade aos ideais normalizadores que pairam sobre a infância. O trabalho está ancorado nas experiências da autora enquanto professora e gestora de escola pública e em desenhos comentados de crianças, de três a cinco anos de idade que frequentaram a unidade educativa no ano de 2019. O estudo, por meio da análise do discurso, aponta para a existência de diferentes modos de objetivação e subjetivação que buscam a constituição da subjetividade dos pequenos durante as ações escolares. Mostra que o processo é de longa data, desde o século XVI, com a existência dos suplícios e prisões, e que os fluxos e as experiências se perpetuam e, ainda, mantém-se enquanto herança do equipamento social. Volta-se para o dispositivo pedagógico e revela como a estrutura escolar, o tempo e a disposição dos ambientes vão ao encontro da manutenção das relações de poder, com vistas ao preparo do pequeno cidadão para viver em sociedade. Porém, o texto se encaminha em defesa da escola pública, para um repensar acerca dos modelos pré-estabelecidos no decorrer do processo histórico e com base em um sistema capitalista. E finaliza colocando em evidência a riqueza dos pensamentos das crianças que, através de seus repertórios imaginativos, subvertem a lógica constituída, que tenta, mas não consegue, assujeitar meninos e meninas.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/60610.30905/rde.v6i1.606Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6062526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/606/429Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTatiane Priscilla CairesMarcia Aparecida Amador Mascia2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/606Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
title Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
spellingShingle Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
Tatiane Priscilla Caires
Educação Infantil
Constituição da subjetividade
Análise do discurso
Relações de poder
title_short Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
title_full Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
title_fullStr Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
title_full_unstemmed Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
title_sort Disciplina, norma e resistência: a representação da escola de educação infantil pelas crianças
author Tatiane Priscilla Caires
author_facet Tatiane Priscilla Caires
Marcia Aparecida Amador Mascia
author_role author
author2 Marcia Aparecida Amador Mascia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiane Priscilla Caires
Marcia Aparecida Amador Mascia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Constituição da subjetividade
Análise do discurso
Relações de poder
topic Educação Infantil
Constituição da subjetividade
Análise do discurso
Relações de poder
description Este artigo tem como problemática investigar as práticas de disciplinarização existentes em uma escola de educação infantil do interior do estado de São Paulo, em conformidade aos ideais normalizadores que pairam sobre a infância. O trabalho está ancorado nas experiências da autora enquanto professora e gestora de escola pública e em desenhos comentados de crianças, de três a cinco anos de idade que frequentaram a unidade educativa no ano de 2019. O estudo, por meio da análise do discurso, aponta para a existência de diferentes modos de objetivação e subjetivação que buscam a constituição da subjetividade dos pequenos durante as ações escolares. Mostra que o processo é de longa data, desde o século XVI, com a existência dos suplícios e prisões, e que os fluxos e as experiências se perpetuam e, ainda, mantém-se enquanto herança do equipamento social. Volta-se para o dispositivo pedagógico e revela como a estrutura escolar, o tempo e a disposição dos ambientes vão ao encontro da manutenção das relações de poder, com vistas ao preparo do pequeno cidadão para viver em sociedade. Porém, o texto se encaminha em defesa da escola pública, para um repensar acerca dos modelos pré-estabelecidos no decorrer do processo histórico e com base em um sistema capitalista. E finaliza colocando em evidência a riqueza dos pensamentos das crianças que, através de seus repertórios imaginativos, subvertem a lógica constituída, que tenta, mas não consegue, assujeitar meninos e meninas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/606
10.30905/rde.v6i1.606
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/606
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/606/429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-606
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-606
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375268782080