Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242 |
Resumo: | O presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades. |
id |
UFLA-6_cd6e1535d1f5719078c0a8e2a3d9f5ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/242 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educaçãoO presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/24210.30905/ded.v4i2.242Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-792526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242/169Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz dos Santos, KellyPereira de Souza, Ana Carolinados Santos Ortiz, Marcela Antônio Bessa-Oliveira, Marcos2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/242Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
title |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
spellingShingle |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação Queiroz dos Santos, Kelly |
title_short |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
title_full |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
title_fullStr |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
title_full_unstemmed |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
title_sort |
Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação |
author |
Queiroz dos Santos, Kelly |
author_facet |
Queiroz dos Santos, Kelly Pereira de Souza, Ana Carolina dos Santos Ortiz, Marcela Antônio Bessa-Oliveira, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Souza, Ana Carolina dos Santos Ortiz, Marcela Antônio Bessa-Oliveira, Marcos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz dos Santos, Kelly Pereira de Souza, Ana Carolina dos Santos Ortiz, Marcela Antônio Bessa-Oliveira, Marcos |
description |
O presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242 10.30905/ded.v4i2.242 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v4i2.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79 Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79 Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79 Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79 2526-849X 10.30905/ded.v4i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374623907840 |