Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz dos Santos, Kelly
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira de Souza, Ana Carolina, dos Santos Ortiz, Marcela, Antônio Bessa-Oliveira, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242
Resumo: O presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades.
id UFLA-6_cd6e1535d1f5719078c0a8e2a3d9f5ae
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/242
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educaçãoO presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/24210.30905/ded.v4i2.242Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-792526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242/169Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz dos Santos, KellyPereira de Souza, Ana Carolinados Santos Ortiz, Marcela Antônio Bessa-Oliveira, Marcos2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/242Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
title Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
spellingShingle Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
Queiroz dos Santos, Kelly
title_short Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
title_full Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
title_fullStr Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
title_full_unstemmed Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
title_sort Penso (hegemonicamente), logo existo: reflexões acerca da pesquisa acadêmica no mestrado profissional em educação
author Queiroz dos Santos, Kelly
author_facet Queiroz dos Santos, Kelly
Pereira de Souza, Ana Carolina
dos Santos Ortiz, Marcela
Antônio Bessa-Oliveira, Marcos
author_role author
author2 Pereira de Souza, Ana Carolina
dos Santos Ortiz, Marcela
Antônio Bessa-Oliveira, Marcos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz dos Santos, Kelly
Pereira de Souza, Ana Carolina
dos Santos Ortiz, Marcela
Antônio Bessa-Oliveira, Marcos
description O presente trabalho deseja apontar (re)verificações acerca da pesquisa Acadêmica em Educação. As (re)verificações serão feitas a partir de uma perspectiva outra, a partir de uma perspectiva descolonial e das experivivências das autoras em questão. As mulheres e autoras da pesquisa são pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e trazem para a pesquisa relatos de suas experiências como participantes do programa. No decorrer das disciplinas e da produção dos projetos de pesquisa, as autoras perceberam algumas divergências acerca de como a pesquisa acadêmica está posta, em grande parte, moderna. Pois, se pensarmos (hegemonicamente), logo existiremos. Pensamos porque sentimos. Mas tendo em vista a perspectiva descolonial dos trabalhos das autoras juntamente com o do orientador, a perspectiva eurocêntrica, hegemônica e moderna que ainda impera a pesquisa acadêmica, não nos cabe. Para isso trazemos reflexões e experiências em diálogo com diversos autores que pensam de forma outra a pesquisa acadêmica, propondo a opção descolonial como possibilidade para mudança da estrutura disciplinar moderna encontrada ainda nas Uni-versidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242
10.30905/ded.v4i2.242
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242
identifier_str_mv 10.30905/ded.v4i2.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/242/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79
Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79
Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79
Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 55-79
2526-849X
10.30905/ded.v4i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374623907840