A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/202 |
Resumo: | Este artigo, que trata da afetividade no espaço da Educação Infantil, utilizou-se do conceito de afetividade, bem como de documentos legais mandatórios ou de aspectos sugestivos acerca de ações e condutas a serem tomadas pelos órgãos e responsáveis pela primeira infância. Teve como objetivo apresentar e aclarar tais documentos, convidando oito professores de uma escola de Educação Infantil à reflexão sobre a dimensão afetiva abordada nas leis que regem e direcionam essa etapa da escolarização. Essa ação deu-se no cômputo de uma pesquisa-formação com duração de seis meses, a qual elegeu a teoria walloniana como fundamento ao conceito da afetividade e tomou como base a Constituição Federal (1988), o ECA (1990), a LDB (1996) e a BNCC (2017). Os resultados revelaram que os professores de Educação Infantil não apresentam grande interesse pelas leis que regem a primeira infância, todavia relatam que não existem muitas oportunidades, dentro do ambiente escolar, para que esses documentos sejam partilhados em formações. No que tange à concepção da afetividade, quanto ao desenvolvimento integral da criança, apesar de percebermos a intencionalidade dos documentos em trazer esse tema, somente com a BNCC (2017) a atenção para essa temática parece ter conquistado destaque junto aos professores que participaram da pesquisa |
id |
UFLA-6_e25ca8b5fee242b4e654fd5f181bf280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/202 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser exploradaEducação InfantilAfetividadeDocumentos LegaisFormação DocenteEste artigo, que trata da afetividade no espaço da Educação Infantil, utilizou-se do conceito de afetividade, bem como de documentos legais mandatórios ou de aspectos sugestivos acerca de ações e condutas a serem tomadas pelos órgãos e responsáveis pela primeira infância. Teve como objetivo apresentar e aclarar tais documentos, convidando oito professores de uma escola de Educação Infantil à reflexão sobre a dimensão afetiva abordada nas leis que regem e direcionam essa etapa da escolarização. Essa ação deu-se no cômputo de uma pesquisa-formação com duração de seis meses, a qual elegeu a teoria walloniana como fundamento ao conceito da afetividade e tomou como base a Constituição Federal (1988), o ECA (1990), a LDB (1996) e a BNCC (2017). Os resultados revelaram que os professores de Educação Infantil não apresentam grande interesse pelas leis que regem a primeira infância, todavia relatam que não existem muitas oportunidades, dentro do ambiente escolar, para que esses documentos sejam partilhados em formações. No que tange à concepção da afetividade, quanto ao desenvolvimento integral da criança, apesar de percebermos a intencionalidade dos documentos em trazer esse tema, somente com a BNCC (2017) a atenção para essa temática parece ter conquistado destaque junto aos professores que participaram da pesquisa EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/20210.30905/ded.v4i1.202Devir Educação; Bd. 4 Nr. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115Devir Educação; Vol. 4 No. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115Devir Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115Devir Educação; v. 4 n. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-1152526-849X10.30905/ded.v4i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/202/112Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Gabriela de Castro LoechAna Maria Gimenes Correa Calil2023-12-31T14:01:50Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/202Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:01:50Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
title |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
spellingShingle |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada Amorim, Gabriela de Castro Loech Educação Infantil Afetividade Documentos Legais Formação Docente |
title_short |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
title_full |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
title_fullStr |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
title_full_unstemmed |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
title_sort |
A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada |
author |
Amorim, Gabriela de Castro Loech |
author_facet |
Amorim, Gabriela de Castro Loech Ana Maria Gimenes Correa Calil |
author_role |
author |
author2 |
Ana Maria Gimenes Correa Calil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Gabriela de Castro Loech Ana Maria Gimenes Correa Calil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Afetividade Documentos Legais Formação Docente |
topic |
Educação Infantil Afetividade Documentos Legais Formação Docente |
description |
Este artigo, que trata da afetividade no espaço da Educação Infantil, utilizou-se do conceito de afetividade, bem como de documentos legais mandatórios ou de aspectos sugestivos acerca de ações e condutas a serem tomadas pelos órgãos e responsáveis pela primeira infância. Teve como objetivo apresentar e aclarar tais documentos, convidando oito professores de uma escola de Educação Infantil à reflexão sobre a dimensão afetiva abordada nas leis que regem e direcionam essa etapa da escolarização. Essa ação deu-se no cômputo de uma pesquisa-formação com duração de seis meses, a qual elegeu a teoria walloniana como fundamento ao conceito da afetividade e tomou como base a Constituição Federal (1988), o ECA (1990), a LDB (1996) e a BNCC (2017). Os resultados revelaram que os professores de Educação Infantil não apresentam grande interesse pelas leis que regem a primeira infância, todavia relatam que não existem muitas oportunidades, dentro do ambiente escolar, para que esses documentos sejam partilhados em formações. No que tange à concepção da afetividade, quanto ao desenvolvimento integral da criança, apesar de percebermos a intencionalidade dos documentos em trazer esse tema, somente com a BNCC (2017) a atenção para essa temática parece ter conquistado destaque junto aos professores que participaram da pesquisa |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/202 10.30905/ded.v4i1.202 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/202 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v4i1.202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/202/112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 4 Nr. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115 Devir Educação; Vol. 4 No. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115 Devir Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115 Devir Educação; v. 4 n. 1 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 93-115 2526-849X 10.30905/ded.v4i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374585110528 |