Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas da Silva, Erica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Maria da Conceição, Moreira de Souza Corrêa, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510
Resumo: Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.
id UFLA-6_fd2350cdba1c7ceda928b7a74fbe9d3e
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/510
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidadesAvaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidadesAvaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidadesAvaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidadesAvaliaçãoEnsino remotoDesafiosPossibilidadesEvaluationRemote learningChallengesPossibilitiesEvaluaciónAprendizaje a distanciaRetosPosibilidadesEm decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.As a result of the emergence of remote teaching, a practice mediated by digital technologies, several activities performed by teachers needed to be reflected upon, among them, the assessment of learning. Thus, this study seeks to discuss the limits and possibilities of learning evaluation in the context of remote teaching in the early years of elementary school. The research is characterized as exploratory as far as the objectives are concerned; bibliographical as far as the data collection procedures are concerned, and qualitative as far as the data analysis approach is concerned. The results pointed out that the main challenges to the redefinition of the teaching work are the conception of evaluation as an exam, the definition of the evaluation criteria, as well as the absence of electronic equipment, restricted internet access and knowledge to handle the evaluation instruments in the digital environment. As for the possibilities, we list the analysis of the conditions of access to digital technology by students, the understanding of assessment as a pedagogical moment that aims to redirect the learning paths, the use of diversified assessment instruments, the strengthening of the teacher-student relationship, and the practice of self-evaluation.En resultado de la aparición de la enseñanza a distancia, una práctica mediada por las tecnologías digitales, es necesario reflejar varias actividades realizadas por los profesores, entre ellas, la evaluación del aprendizaje. Así, este estudio pretende discutir los límites y las posibilidades de la evaluación del aprendizaje en el contexto de la enseñanza a distancia en los primeros años de la educación primaria. La investigación se caracteriza por ser exploratoria en cuanto a los objetivos; bibliográfica en cuanto a los procedimientos de recogida de datos y cualitativa en cuanto al enfoque de análisis de datos. Los resultados señalaron que los principales retos para la redefinición de la labor docente son la concepción de la evaluación como examen, la definición de los criterios de evaluación, así como la ausencia de equipos electrónicos, el acceso restringido a Internet y los conocimientos para manejar los instrumentos de evaluación en el entorno digital. En cuanto a las posibilidades, enumeramos el análisis de las condiciones de acceso a la tecnología digital por parte de los alumnos, la comprensión de la evaluación como un momento pedagógico que pretende reorientar las trayectorias de aprendizaje, el uso de instrumentos de evaluación diversificados, el fortalecimiento de la relación profesor-alumno y la práctica de la autoevaluación.  Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/51010.30905/rde.v5i2.510Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 267-2892526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510/312https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510/314Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas da Silva, EricaCosta, Maria da Conceição Moreira de Souza Corrêa, Adriana2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/510Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
title Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
spellingShingle Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
Dantas da Silva, Erica
Avaliação
Ensino remoto
Desafios
Possibilidades
Evaluation
Remote learning
Challenges
Possibilities
Evaluación
Aprendizaje a distancia
Retos
Posibilidades
title_short Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
title_full Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
title_sort Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades
author Dantas da Silva, Erica
author_facet Dantas da Silva, Erica
Costa, Maria da Conceição
Moreira de Souza Corrêa, Adriana
author_role author
author2 Costa, Maria da Conceição
Moreira de Souza Corrêa, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas da Silva, Erica
Costa, Maria da Conceição
Moreira de Souza Corrêa, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino remoto
Desafios
Possibilidades
Evaluation
Remote learning
Challenges
Possibilities
Evaluación
Aprendizaje a distancia
Retos
Posibilidades
topic Avaliação
Ensino remoto
Desafios
Possibilidades
Evaluation
Remote learning
Challenges
Possibilities
Evaluación
Aprendizaje a distancia
Retos
Posibilidades
description Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510
10.30905/rde.v5i2.510
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510
identifier_str_mv 10.30905/rde.v5i2.510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510/312
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289
Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289
Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 267-289
Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 267-289
2526-849X
10.30905/rde.v5i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375183847424