Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andrêsa Helena de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martins, Kátia Batista
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST34andresalima.katiamartins.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110
Resumo: O texto em tela apresenta reflexões sobre a disciplina Relações Étnico-raciais do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal de Lavras, no ano de 2013. Imprimimos à disciplina Relações Étnico-raciais possibilidades para um diálogo aberto com vistas a desconstrução de mitos e tabus que permeiam as contribuições das populações africanas e indígenas na formação da nossa sociedade. Entendemos a escola como um espaço privilegiado de reflexão. Objetivando inserir em nossas salas de aula as discussões sobre relações étnico-raciais estaremos estimulando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a nossa diversidade, gerando debates, repensando comportamentos. A reflexão e o aprofundamento das discussões sobre temática tão pertinente para o cotidiano da escola foi oportunizada ao pensar a construção da educação de forma colaborativa e participativa, em que todas e todos assumissem a responsabilidade por uma formação que trabalhe intencional e sistematicamente no cotidiano da escola as questões das relações étnico-raciais. Para que o potencial da escola possa ser aproveitado, é necessário o investimento na formação de professoras e professores. O artigo problematizará, portanto, o contexto da disciplina procurando trazer uma contribuição no que diz respeito às relações étnico-raciais e sua interface com as relações de gênero. Demos um primeiro passo no caminho da construção de uma cultura de paz e nos inserimos numa caminhada longa, mas instigante!
id UFLA_0292ca13e61109ac5fc2fa17d9ec0fde
oai_identifier_str oai:localhost:1/5110
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escolaFormação docente continuadaGênero e diversidade na escolaRelações étnico-raciaisO texto em tela apresenta reflexões sobre a disciplina Relações Étnico-raciais do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal de Lavras, no ano de 2013. Imprimimos à disciplina Relações Étnico-raciais possibilidades para um diálogo aberto com vistas a desconstrução de mitos e tabus que permeiam as contribuições das populações africanas e indígenas na formação da nossa sociedade. Entendemos a escola como um espaço privilegiado de reflexão. Objetivando inserir em nossas salas de aula as discussões sobre relações étnico-raciais estaremos estimulando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a nossa diversidade, gerando debates, repensando comportamentos. A reflexão e o aprofundamento das discussões sobre temática tão pertinente para o cotidiano da escola foi oportunizada ao pensar a construção da educação de forma colaborativa e participativa, em que todas e todos assumissem a responsabilidade por uma formação que trabalhe intencional e sistematicamente no cotidiano da escola as questões das relações étnico-raciais. Para que o potencial da escola possa ser aproveitado, é necessário o investimento na formação de professoras e professores. O artigo problematizará, portanto, o contexto da disciplina procurando trazer uma contribuição no que diz respeito às relações étnico-raciais e sua interface com as relações de gênero. Demos um primeiro passo no caminho da construção de uma cultura de paz e nos inserimos numa caminhada longa, mas instigante!Universidade Federal do Rio Grande2015-02-26T13:52:31Z2015-02-26T13:52:31Z2014-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLIMA, A. H. de; MARTINS, K. B.Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do Curso Gênero e Diversidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.http://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST34andresalima.katiamartins.pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110Lima, Andrêsa Helena deMartins, Kátia Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-02-26T14:14:43Zoai:localhost:1/5110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-02-26T14:14:43Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
title Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
spellingShingle Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
Lima, Andrêsa Helena de
Formação docente continuada
Gênero e diversidade na escola
Relações étnico-raciais
title_short Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
title_full Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
title_fullStr Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
title_full_unstemmed Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
title_sort Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escola
author Lima, Andrêsa Helena de
author_facet Lima, Andrêsa Helena de
Martins, Kátia Batista
author_role author
author2 Martins, Kátia Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andrêsa Helena de
Martins, Kátia Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente continuada
Gênero e diversidade na escola
Relações étnico-raciais
topic Formação docente continuada
Gênero e diversidade na escola
Relações étnico-raciais
description O texto em tela apresenta reflexões sobre a disciplina Relações Étnico-raciais do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal de Lavras, no ano de 2013. Imprimimos à disciplina Relações Étnico-raciais possibilidades para um diálogo aberto com vistas a desconstrução de mitos e tabus que permeiam as contribuições das populações africanas e indígenas na formação da nossa sociedade. Entendemos a escola como um espaço privilegiado de reflexão. Objetivando inserir em nossas salas de aula as discussões sobre relações étnico-raciais estaremos estimulando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a nossa diversidade, gerando debates, repensando comportamentos. A reflexão e o aprofundamento das discussões sobre temática tão pertinente para o cotidiano da escola foi oportunizada ao pensar a construção da educação de forma colaborativa e participativa, em que todas e todos assumissem a responsabilidade por uma formação que trabalhe intencional e sistematicamente no cotidiano da escola as questões das relações étnico-raciais. Para que o potencial da escola possa ser aproveitado, é necessário o investimento na formação de professoras e professores. O artigo problematizará, portanto, o contexto da disciplina procurando trazer uma contribuição no que diz respeito às relações étnico-raciais e sua interface com as relações de gênero. Demos um primeiro passo no caminho da construção de uma cultura de paz e nos inserimos numa caminhada longa, mas instigante!
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2015-02-26T13:52:31Z
2015-02-26T13:52:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, A. H. de; MARTINS, K. B.Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do Curso Gênero e Diversidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.
http://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST34andresalima.katiamartins.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110
identifier_str_mv LIMA, A. H. de; MARTINS, K. B.Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do Curso Gênero e Diversidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.
url http://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST34andresalima.katiamartins.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439285037301760