RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759 |
Resumo: | This article aims to present the RPG (Role-Playing Game) Sunflowers, the game presents theoretical-methodological concepts developed by black academics who guide notions of black children and infants and structure the foundations of the education of ethnic-racial relations. The game was conceived in an Afrocentricity key aimed at undergraduates in the Pedagogy course. For the black academic community, research is a form of activism, such a condition is expressed in the search for curricular justice, requires pedagogical coherence to communicate ancestral values that promote citizenship with our children of yesterday and today in the cosmogonic order of Exu that subverts the time and space taking us to mother Africa. |
id |
UFLA_0a40aa49292d56e12d9bccbded2ae80a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46759 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantilRPG Sunflowers: Epistemologies of black academics for the fundamentals of childhood educationEthnic-racial relationsInfânciasMulheres negrasFundamentos da educaçãoRole-Playing Game (RPG)Relações étnico-raciaisChildhoodsBlack womenBlack academicsFundamentals of educationThis article aims to present the RPG (Role-Playing Game) Sunflowers, the game presents theoretical-methodological concepts developed by black academics who guide notions of black children and infants and structure the foundations of the education of ethnic-racial relations. The game was conceived in an Afrocentricity key aimed at undergraduates in the Pedagogy course. For the black academic community, research is a form of activism, such a condition is expressed in the search for curricular justice, requires pedagogical coherence to communicate ancestral values that promote citizenship with our children of yesterday and today in the cosmogonic order of Exu that subverts the time and space taking us to mother Africa.O presente artigo apresenta o Role-Playing Game (RPG) Girassóis que aborda conceitos teórico-metodológico desenvolvidos por acadêmicas negras que orientam noções de infâncias e crianças negras e estruturam fundamentos da educação das relações étnico-raciais. O jogo foi concebido em uma chave de afrocentricidade orientado para graduandas/os do curso de Pedagogia. Para a comunidade acadêmicas negras a pesquisa é, também, uma forma de militância tal condição se expressa a busca por justiça curricular e isso, exige, coerência pedagógica para comunicar valores ancestrais que promovem cidadania com as nossas crianças de ontem e de hoje na ordem cosmogônica de Exu que subverte o tempo e o espaço nos levando para mãe África.Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)2021-07-15T19:09:57Z2021-07-15T19:09:57Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, E. L.; CORREA, N. C. S. L. RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Goiânia, v. 12, n. 33, p. 44-65, jun./ago. 2020. DOI: 10.31418/2177-2770.2020.v12.n.33.p44-65.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ellen LimaCorrea, Núbia Cristina Sulz Lyrapor2023-05-08T13:12:04Zoai:localhost:1/46759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:04Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil RPG Sunflowers: Epistemologies of black academics for the fundamentals of childhood education |
title |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
spellingShingle |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil Souza, Ellen Lima Ethnic-racial relations Infâncias Mulheres negras Fundamentos da educação Role-Playing Game (RPG) Relações étnico-raciais Childhoods Black women Black academics Fundamentals of education |
title_short |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
title_full |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
title_fullStr |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
title_full_unstemmed |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
title_sort |
RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil |
author |
Souza, Ellen Lima |
author_facet |
Souza, Ellen Lima Correa, Núbia Cristina Sulz Lyra |
author_role |
author |
author2 |
Correa, Núbia Cristina Sulz Lyra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ellen Lima Correa, Núbia Cristina Sulz Lyra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethnic-racial relations Infâncias Mulheres negras Fundamentos da educação Role-Playing Game (RPG) Relações étnico-raciais Childhoods Black women Black academics Fundamentals of education |
topic |
Ethnic-racial relations Infâncias Mulheres negras Fundamentos da educação Role-Playing Game (RPG) Relações étnico-raciais Childhoods Black women Black academics Fundamentals of education |
description |
This article aims to present the RPG (Role-Playing Game) Sunflowers, the game presents theoretical-methodological concepts developed by black academics who guide notions of black children and infants and structure the foundations of the education of ethnic-racial relations. The game was conceived in an Afrocentricity key aimed at undergraduates in the Pedagogy course. For the black academic community, research is a form of activism, such a condition is expressed in the search for curricular justice, requires pedagogical coherence to communicate ancestral values that promote citizenship with our children of yesterday and today in the cosmogonic order of Exu that subverts the time and space taking us to mother Africa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08 2021-07-15T19:09:57Z 2021-07-15T19:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, E. L.; CORREA, N. C. S. L. RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Goiânia, v. 12, n. 33, p. 44-65, jun./ago. 2020. DOI: 10.31418/2177-2770.2020.v12.n.33.p44-65. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759 |
identifier_str_mv |
SOUZA, E. L.; CORREA, N. C. S. L. RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Goiânia, v. 12, n. 33, p. 44-65, jun./ago. 2020. DOI: 10.31418/2177-2770.2020.v12.n.33.p44-65. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835159708303360 |