A ausência dos estudos de brincadeiras para bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Sthefania Alcantara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44073
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201511128
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia intitulado A ausência dos estudos de brincadeiras para bebês surge com inquietações acerca da grande quantidade de material para crianças acima de três anos e poucos estudos relacionados aos bebês. A Educação Infantil foi considerada por muito tempo pouco importante, um trabalho de assistencialismo. Buscamos compreender qual o papel das creches como instituição educacional e qual os papéis das brincadeiras no desenvolvimento dos bebês. Para tanto mapeamos as pesquisas já existentes com referências aos bebês e fazemos uma análise qualitativa às pesquisas existentes e destacamos quais as pesquisas que envolviam brincadeiras para bebês. Os bancos de dados consultados foram Capes, Scielo e Google Acadêmico, baseado nos último vinte anos. As creches atualmente têm como função promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, portanto o seu currículo deve conceber práticas que buscam articular as experiências e os saberes dos bebês por meio das brincadeiras. Mesmo sendo considerados pequenos eles conseguem tomar suas próprias decisões, escolhem os brinquedos que os interessam, interagem com as pessoas se expressam através dos gestos e do olhar conseguindo assim compreender o mundo.
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