Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marconi Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Rodrigo Lopes, Damasceno, Roberta Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486
Resumo: The aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education.
id UFLA_174d3ec74d9d995a725967c54a5cf5e9
oai_identifier_str oai:localhost:1/40486
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolarCartilhasCavernasEducação ambientalPamphletsCavesEnvironmental educationThe aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education.O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa2020-05-01T02:19:20Z2020-05-01T02:19:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007.https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marconi SouzaFerreira, Rodrigo LopesDamasceno, Roberta Correapor2020-05-01T02:19:21Zoai:localhost:1/40486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-01T02:19:21Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
spellingShingle Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
Silva, Marconi Souza
Cartilhas
Cavernas
Educação ambiental
Pamphlets
Caves
Environmental education
title_short Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_full Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_fullStr Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_full_unstemmed Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
title_sort Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
author Silva, Marconi Souza
author_facet Silva, Marconi Souza
Ferreira, Rodrigo Lopes
Damasceno, Roberta Correa
author_role author
author2 Ferreira, Rodrigo Lopes
Damasceno, Roberta Correa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marconi Souza
Ferreira, Rodrigo Lopes
Damasceno, Roberta Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Cartilhas
Cavernas
Educação ambiental
Pamphlets
Caves
Environmental education
topic Cartilhas
Cavernas
Educação ambiental
Pamphlets
Caves
Environmental education
description The aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-05-01T02:19:20Z
2020-05-01T02:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007.
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486
identifier_str_mv SILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007.
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT)
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550202291519488