Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486 |
Resumo: | The aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education. |
id |
UFLA_174d3ec74d9d995a725967c54a5cf5e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/40486 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolarCartilhasCavernasEducação ambientalPamphletsCavesEnvironmental educationThe aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education.O objetivo do presente trabalho foi de promover uma conscientização ambiental junto a alunos da educação básica sobre a importância da prática de espeleoturismo consciente e características da fauna de cavernas, e em contrapartida, avaliar a capacidade informativa de uma cartilha ilustrada. Através do uso de questionários percebeu-se que apesar dos alunos residirem em uma região com muitas cavernas, a escola não utiliza visitas a cavernas como uma prática pedagógica. A ausência de práticas pedagógicas e experiências informais podem justificar o pouco conhecimento que os alunos têm sobre as cavernas. Após a aplicação de cartilha ilustrada, novas percepções sobre o ambiente de cavernas foram construídas. A cartilha mostrou ser um importante instrumento de mudança de percepção, para o publico alvo em questão. Assim, a mesma é recomendada como ferramenta de promoção de mudança de percepção sobre temas no ensino de ciências e Educação ambiental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa2020-05-01T02:19:20Z2020-05-01T02:19:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007.https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marconi SouzaFerreira, Rodrigo LopesDamasceno, Roberta Correapor2020-05-01T02:19:21Zoai:localhost:1/40486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-01T02:19:21Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
spellingShingle |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar Silva, Marconi Souza Cartilhas Cavernas Educação ambiental Pamphlets Caves Environmental education |
title_short |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_full |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_fullStr |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_full_unstemmed |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
title_sort |
Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar |
author |
Silva, Marconi Souza |
author_facet |
Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marconi Souza Ferreira, Rodrigo Lopes Damasceno, Roberta Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartilhas Cavernas Educação ambiental Pamphlets Caves Environmental education |
topic |
Cartilhas Cavernas Educação ambiental Pamphlets Caves Environmental education |
description |
The aim of this study was to promote environmental advices to students of basic education about the importance of practicing a tenable spelunking and characteristics of the of cave fauna, and in return, evaluate the capacity to inform of an illustrated booklet. Through the use of questions was noticed that although the students reside in an area with caves, the school does not use visits to caves as a teaching practice. The lack of teaching practices and informal experiences can justify the little knowledge that students have about caves. After applying illustrated booklet, new insights about the cave environments were built. The booklet can be an important instrument to change perceptions, for the audience in question. Thus, it is recommended as a tool to be use in topics like science and environmental education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-05-01T02:19:20Z 2020-05-01T02:19:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486 |
identifier_str_mv |
SILVA, M. S.; FERREIRA, R. L.; DAMASCENO, R. C. Cavernas e o desenvolvimento de práticas no estudo de ciências: um estudo com alunos do sexto ano escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.3895/S1982-873X2014000300007. |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1573 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT) reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835175876296704 |