Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raniele Aparecida da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Francislainy Natália da, Suart, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349
Resumo: This research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice.
id UFLA_178987ba0450955216f86c5a8d995e49
oai_identifier_str oai:localhost:1/48349
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientadaTeaching actions and reflections experienced by a pre-service teacher during elaboration plans and classes practice: contributions of oriented reflection processReflexão orientadaPlanos de aulaFormação inicial de professoresOriented reflectionClass planningPre-service teacherThis research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice.Esta pesquisa apresenta ações, reflexões e discussões vivenciadas por uma professora em formação inicial, durante a elaboração e a regência de uma sequência de aulas, baseada na abordagem do Ensino por Investigação. Com os resultados, percebe-se que a professora em formação inicial apresenta dificuldades em apresentar elementos essenciais da abordagem do Ensino por Investigação em seus primeiros planos de aula, e, a partir das discussões e sugestões realizadas durante os encontros do Processo de Reflexão Orientada (PRO) a professora em formação inicial evidencia uma evolução na reelaboração de seus planos, que passam a apresentar características do Ensino por Investigação. Os resultados também mostram a importância do grupo, e da professora formadora no processo de reflexão vivenciado, pois, as discussões, sugestões e reflexões realizadas possibilitou que ela valorizasse suas ações durante sua regência, e identificasse o que precisava de aperfeiçoamento em sua prática docente.Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências2021-10-07T20:13:26Z2021-10-07T20:13:26Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raniele Aparecida daSilva, Francislainy Natália daSuart, Rita de Cássiapor2021-10-07T20:13:26Zoai:localhost:1/48349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-10-07T20:13:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
Teaching actions and reflections experienced by a pre-service teacher during elaboration plans and classes practice: contributions of oriented reflection process
title Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
spellingShingle Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
Silva, Raniele Aparecida da
Reflexão orientada
Planos de aula
Formação inicial de professores
Oriented reflection
Class planning
Pre-service teacher
title_short Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
title_full Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
title_fullStr Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
title_full_unstemmed Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
title_sort Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
author Silva, Raniele Aparecida da
author_facet Silva, Raniele Aparecida da
Silva, Francislainy Natália da
Suart, Rita de Cássia
author_role author
author2 Silva, Francislainy Natália da
Suart, Rita de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raniele Aparecida da
Silva, Francislainy Natália da
Suart, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão orientada
Planos de aula
Formação inicial de professores
Oriented reflection
Class planning
Pre-service teacher
topic Reflexão orientada
Planos de aula
Formação inicial de professores
Oriented reflection
Class planning
Pre-service teacher
description This research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01
2021-10-07T20:13:26Z
2021-10-07T20:13:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349
identifier_str_mv SILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835084092342272