Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349 |
Resumo: | This research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice. |
id |
UFLA_178987ba0450955216f86c5a8d995e49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/48349 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientadaTeaching actions and reflections experienced by a pre-service teacher during elaboration plans and classes practice: contributions of oriented reflection processReflexão orientadaPlanos de aulaFormação inicial de professoresOriented reflectionClass planningPre-service teacherThis research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice.Esta pesquisa apresenta ações, reflexões e discussões vivenciadas por uma professora em formação inicial, durante a elaboração e a regência de uma sequência de aulas, baseada na abordagem do Ensino por Investigação. Com os resultados, percebe-se que a professora em formação inicial apresenta dificuldades em apresentar elementos essenciais da abordagem do Ensino por Investigação em seus primeiros planos de aula, e, a partir das discussões e sugestões realizadas durante os encontros do Processo de Reflexão Orientada (PRO) a professora em formação inicial evidencia uma evolução na reelaboração de seus planos, que passam a apresentar características do Ensino por Investigação. Os resultados também mostram a importância do grupo, e da professora formadora no processo de reflexão vivenciado, pois, as discussões, sugestões e reflexões realizadas possibilitou que ela valorizasse suas ações durante sua regência, e identificasse o que precisava de aperfeiçoamento em sua prática docente.Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências2021-10-07T20:13:26Z2021-10-07T20:13:26Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raniele Aparecida daSilva, Francislainy Natália daSuart, Rita de Cássiapor2021-10-07T20:13:26Zoai:localhost:1/48349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-10-07T20:13:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada Teaching actions and reflections experienced by a pre-service teacher during elaboration plans and classes practice: contributions of oriented reflection process |
title |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
spellingShingle |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada Silva, Raniele Aparecida da Reflexão orientada Planos de aula Formação inicial de professores Oriented reflection Class planning Pre-service teacher |
title_short |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
title_full |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
title_fullStr |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
title_full_unstemmed |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
title_sort |
Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada |
author |
Silva, Raniele Aparecida da |
author_facet |
Silva, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Suart, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francislainy Natália da Suart, Rita de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Suart, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão orientada Planos de aula Formação inicial de professores Oriented reflection Class planning Pre-service teacher |
topic |
Reflexão orientada Planos de aula Formação inicial de professores Oriented reflection Class planning Pre-service teacher |
description |
This research presents actions, reflections and discussions experienced by a pre-service teacher during the elaboration and development of a lesson’s sequence based on the investigative teaching approach. With the results it is possible to notice that the pre-service teacher demonstrated difficulties while presenting essential elements of the investigative teaching approach in her first class planning. Then, through the discussions and suggestions given during the meetings of Oriented Reflection Process (PRO), the pre-service teacher showed an evolution on the other lesson’s plans, that started presenting inquiry teaching features. The results also show the importance of the group in the reflection process, since through the discussions, suggestions and reflections, she began to value her actions and identifying what was needed to improve her teacher practice. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01 2021-10-07T20:13:26Z 2021-10-07T20:13:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349 |
identifier_str_mv |
SILVA, R. A. da; SILVA, F. N. da; SUART, R. de A. Ações e reflexões vivenciadas por uma professora em formação inicial por meio de elaboração de planos e regência de aulas: contribuições do processo de reflexão orientada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1169-1196, 2020. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835084092342272 |