Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raniele Aparecida da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Isadora Mota, Suart, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473
Resumo: In order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans.
id UFLA_773555209be4b1b8c81df63f2fc963dc
oai_identifier_str oai:localhost:1/50473
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em químicaAnalysis of the inquiry levels in plans and classes developed by a pre-service chemistry teacherEnsino por InvestigaçãoElementos pedagógicosPlano de aulaProcesso de reflexão orientadaInquiry teachingPedagogical elementsClass planningOriented reflection processIn order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans.A fim de proporcionar aos estudantes uma educação que possibilite que eles participem de processos relativos à investigação científica, como a obtenção de dados, análises de variáveis, investigação de um determinado problema e elaboração de hipóteses, alguns professores têm buscado utilizar a abordagem do Ensino por Investigação. Nessa abordagem de ensino, o docente assume um papel de mediador na construção dos conhecimentos e os estudantes podem participar de forma mais ativa das aulas, discutindo com seus colegas e professor sobre o problema investigado e apresentando as possíveis soluções para tal problema. Contudo, planejar aulas e construir planos na perspectiva do Ensino por Investigação é uma tarefa complexa para professores experientes e, principalmente, aqueles em formação, já que eles precisam assumir um papel mais interativo. Para tanto, é necessário propiciar momentos para que os professores, e professores em formação inicial, possam desenvolver planejamentos, materiais didáticos e planos de aula segundo o Ensino por Investigação. Nesse sentindo, esta pesquisa tem como objetivo a análise dos níveis de investigação propostos em planos e durante a regência de aulas, desenvolvidos por uma licencianda, relacionados a uma sequência de aulas sobre o conteúdo quantidade de matéria, enfatizando a definição de Mol. Por meio dos resultados, é possível perceber que a professora em formação inicial tem dificuldades de construir um plano que apresente, detalhadamente, ações para desenvolver os principais elementos pedagógicos do Ensino por Investigação. Entretanto, por meio da regência das aulas e da participação dos alunos, a licencianda alcançou níveis mais elevados de investigação em relação àqueles que haviam sido propostos nos planos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-07-05T18:55:51Z2022-07-05T18:55:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473Investigações em Ensino de Ciênciasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raniele Aparecida daOliveira, Isadora MotaSuart, Rita de Cássiapor2022-07-05T18:55:51Zoai:localhost:1/50473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-07-05T18:55:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
Analysis of the inquiry levels in plans and classes developed by a pre-service chemistry teacher
title Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
spellingShingle Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
Silva, Raniele Aparecida da
Ensino por Investigação
Elementos pedagógicos
Plano de aula
Processo de reflexão orientada
Inquiry teaching
Pedagogical elements
Class planning
Oriented reflection process
title_short Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
title_full Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
title_fullStr Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
title_full_unstemmed Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
title_sort Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
author Silva, Raniele Aparecida da
author_facet Silva, Raniele Aparecida da
Oliveira, Isadora Mota
Suart, Rita de Cássia
author_role author
author2 Oliveira, Isadora Mota
Suart, Rita de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raniele Aparecida da
Oliveira, Isadora Mota
Suart, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Investigação
Elementos pedagógicos
Plano de aula
Processo de reflexão orientada
Inquiry teaching
Pedagogical elements
Class planning
Oriented reflection process
topic Ensino por Investigação
Elementos pedagógicos
Plano de aula
Processo de reflexão orientada
Inquiry teaching
Pedagogical elements
Class planning
Oriented reflection process
description In order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-05T18:55:51Z
2022-07-05T18:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473
identifier_str_mv SILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Investigações em Ensino de Ciências
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835128981880832