Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473 |
Resumo: | In order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans. |
id |
UFLA_773555209be4b1b8c81df63f2fc963dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50473 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em químicaAnalysis of the inquiry levels in plans and classes developed by a pre-service chemistry teacherEnsino por InvestigaçãoElementos pedagógicosPlano de aulaProcesso de reflexão orientadaInquiry teachingPedagogical elementsClass planningOriented reflection processIn order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans.A fim de proporcionar aos estudantes uma educação que possibilite que eles participem de processos relativos à investigação científica, como a obtenção de dados, análises de variáveis, investigação de um determinado problema e elaboração de hipóteses, alguns professores têm buscado utilizar a abordagem do Ensino por Investigação. Nessa abordagem de ensino, o docente assume um papel de mediador na construção dos conhecimentos e os estudantes podem participar de forma mais ativa das aulas, discutindo com seus colegas e professor sobre o problema investigado e apresentando as possíveis soluções para tal problema. Contudo, planejar aulas e construir planos na perspectiva do Ensino por Investigação é uma tarefa complexa para professores experientes e, principalmente, aqueles em formação, já que eles precisam assumir um papel mais interativo. Para tanto, é necessário propiciar momentos para que os professores, e professores em formação inicial, possam desenvolver planejamentos, materiais didáticos e planos de aula segundo o Ensino por Investigação. Nesse sentindo, esta pesquisa tem como objetivo a análise dos níveis de investigação propostos em planos e durante a regência de aulas, desenvolvidos por uma licencianda, relacionados a uma sequência de aulas sobre o conteúdo quantidade de matéria, enfatizando a definição de Mol. Por meio dos resultados, é possível perceber que a professora em formação inicial tem dificuldades de construir um plano que apresente, detalhadamente, ações para desenvolver os principais elementos pedagógicos do Ensino por Investigação. Entretanto, por meio da regência das aulas e da participação dos alunos, a licencianda alcançou níveis mais elevados de investigação em relação àqueles que haviam sido propostos nos planos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-07-05T18:55:51Z2022-07-05T18:55:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473Investigações em Ensino de Ciênciasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raniele Aparecida daOliveira, Isadora MotaSuart, Rita de Cássiapor2022-07-05T18:55:51Zoai:localhost:1/50473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-07-05T18:55:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química Analysis of the inquiry levels in plans and classes developed by a pre-service chemistry teacher |
title |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
spellingShingle |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química Silva, Raniele Aparecida da Ensino por Investigação Elementos pedagógicos Plano de aula Processo de reflexão orientada Inquiry teaching Pedagogical elements Class planning Oriented reflection process |
title_short |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
title_full |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
title_fullStr |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
title_full_unstemmed |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
title_sort |
Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química |
author |
Silva, Raniele Aparecida da |
author_facet |
Silva, Raniele Aparecida da Oliveira, Isadora Mota Suart, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Isadora Mota Suart, Rita de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raniele Aparecida da Oliveira, Isadora Mota Suart, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por Investigação Elementos pedagógicos Plano de aula Processo de reflexão orientada Inquiry teaching Pedagogical elements Class planning Oriented reflection process |
topic |
Ensino por Investigação Elementos pedagógicos Plano de aula Processo de reflexão orientada Inquiry teaching Pedagogical elements Class planning Oriented reflection process |
description |
In order to provide students with moments to participate in scientific investigation processes, such as data and variable analysis, the investigation of a problem and the elaboration of hypotheses, some teachers have developed their classes by the Inquiry Teaching approach. In this teaching approach, the teacher assumes the role of mediator in the construction of knowledge and students can participate more actively in classes, discussing the investigated problem and presenting solutions. However, planning lessons and building plans from this perspective is a complex task for pre-service teachers. Therefore, it is necessary to provide moments for them to develop plans and classes in accordance with the Inquiry Teaching. In this sense, this research aims to analyze the levels of inquiry proposed in plans and during classes, developed by a pre-service teacher, related to a sequence of classes on the amount of matter, emphasizing the definition of Mol. The results show that the pre-service teacher finds difficult to build a plan that contains actions to develop the main pedagogical elements of Inquiry Teaching. However, in her classes, she reached higher levels of inquiry than had been proposed in the plans. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-05T18:55:51Z 2022-07-05T18:55:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473 |
identifier_str_mv |
SILVA, R. A. da; OLIVEIRA, I. M.; SUART, R. de C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p145. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Investigações em Ensino de Ciências reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835128981880832 |