Os valores morais e ethos republicano na formação dos egressos do curso de administração pública da UFLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, José Eduardo Moreira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39975
Resumo: As nuances do exercício da função do administrador público possui uma natureza que o confere características peculiares em relação aos demais profissionais. Diante dessa constatação, o trabalho busca apresentar uma ferramenta que consiga – a partir da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) – aferir a adesão a valores morais da justiça, respeito e Ethos Republicano dos egressos do curso de Administração Pública da UFLA. Tem-se como ponto de partida um estudo de caso exploratório, em que a idealização das questões/situações se debruçou numa revisão da teoria de Kohlberg. Assim, o principal objetivo deste trabalho é medir, a partir do questionário aplicado, a força e adesão em relação aos valores morais – ademais, estabelecer um questionamento sobre a grade curricular do curso, no qual procura-se entender, através do ensino, da pesquisa e da extensão, consegue incitar em seus discentes a preocupação moral e ética alinhada com os princípios do movimento Campo de Públicas – além disso, compreender como os egressos absorvem os valores frente a atuação profissional. Esse estudo ainda procura mostrar as dificuldades em elaborar itens distintos ao criar um instrumento de mensuração e também em como o complemento das análises das respostas abertas auxiliam na sua reestruturação. Espera-se que, ao final, o trabalho contribua para o campo das ciências sociais, notadamente a Administração Pública.
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