Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sahb, Warlley Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Andressa, Jacob, Maria Auxiliadora Miguel, Pimenta, Everton
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3626
Resumo: This work aims to make a case that contemplates the experience, still in expansion and improvement of the Federal University of Lavras (UFLA) Center for Distance Education (CEAD) in educational management courses offered in the form distance in partnership with the Open University System of Brazil (UAB). The text gives a brief description of the management tool used - GIAVA - and his creation process and continuous improvement. It also brings the information of evaluation criteria used and their transformations. The text also incorporates the organization and conduct of selective processes tutors - here featured the initial training courses - offering continuing education courses for teachers and tutors working together of the Coordination Team pedagogical CEAD with the team of Instructional Designers in construction and also the daily monitoring of activities developed by tutors in Virtual Learning Environments (VLE) of all distance courses of UFLA.
id UFLA_1deb33c0a4d5005d01755326d312e60e
oai_identifier_str oai:localhost:1/3626
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)Educação a distânciaSistema de gestão pedagógicaAvaliação de tutoresDistance educationPedagogical management systemReviewof tutorsThis work aims to make a case that contemplates the experience, still in expansion and improvement of the Federal University of Lavras (UFLA) Center for Distance Education (CEAD) in educational management courses offered in the form distance in partnership with the Open University System of Brazil (UAB). The text gives a brief description of the management tool used - GIAVA - and his creation process and continuous improvement. It also brings the information of evaluation criteria used and their transformations. The text also incorporates the organization and conduct of selective processes tutors - here featured the initial training courses - offering continuing education courses for teachers and tutors working together of the Coordination Team pedagogical CEAD with the team of Instructional Designers in construction and also the daily monitoring of activities developed by tutors in Virtual Learning Environments (VLE) of all distance courses of UFLA.Este trabalho tem o objetivo de fazer uma relato de caso que contemple a experiência, ainda em fase de expansão e aperfeiçoamento, do Centro de Educação a Distância (CEAD)da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na gestão pedagógica de cursos oferecidos na modalidade a distância em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O texto faz uma breve descrição da ferramenta de gestão utilizada – GIAVA – e seu processo de criação e constante aperfeiçoamento, trazendo a informação dos critérios de avaliação utilizados e suas transformações. O texto também incorpora a organização e condução de processos seletivos de tutores – aqui destacados os cursos de formação inicial-, a oferta de cursos de formação continuada para docentes e tutores, o trabalho em conjunto da equipe da Coordenadoria Pedagógica do CEAD com a equipe de Designers Instrucionais na construção e também o acompanhamento diário das atividades desenvolvidas pelos tutores nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)de todos os cursos a distância da UFLA.2014-09-09T00:25:43Z2014-09-09T00:25:43Z2014-08-082014-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSAHB, W. F. et al. Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Unirede, 2014. p. 518-533.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3626Sahb, Warlley FerreiraOliveira, AndressaJacob, Maria Auxiliadora MiguelPimenta, Evertoninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-09-09T00:26:14Zoai:localhost:1/3626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-09-09T00:26:14Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
title Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
spellingShingle Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Sahb, Warlley Ferreira
Educação a distância
Sistema de gestão pedagógica
Avaliação de tutores
Distance education
Pedagogical management system
Reviewof tutors
title_short Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
title_full Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
title_fullStr Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
title_full_unstemmed Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
title_sort Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
author Sahb, Warlley Ferreira
author_facet Sahb, Warlley Ferreira
Oliveira, Andressa
Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
Pimenta, Everton
author_role author
author2 Oliveira, Andressa
Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
Pimenta, Everton
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sahb, Warlley Ferreira
Oliveira, Andressa
Jacob, Maria Auxiliadora Miguel
Pimenta, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Sistema de gestão pedagógica
Avaliação de tutores
Distance education
Pedagogical management system
Reviewof tutors
topic Educação a distância
Sistema de gestão pedagógica
Avaliação de tutores
Distance education
Pedagogical management system
Reviewof tutors
description This work aims to make a case that contemplates the experience, still in expansion and improvement of the Federal University of Lavras (UFLA) Center for Distance Education (CEAD) in educational management courses offered in the form distance in partnership with the Open University System of Brazil (UAB). The text gives a brief description of the management tool used - GIAVA - and his creation process and continuous improvement. It also brings the information of evaluation criteria used and their transformations. The text also incorporates the organization and conduct of selective processes tutors - here featured the initial training courses - offering continuing education courses for teachers and tutors working together of the Coordination Team pedagogical CEAD with the team of Instructional Designers in construction and also the daily monitoring of activities developed by tutors in Virtual Learning Environments (VLE) of all distance courses of UFLA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09T00:25:43Z
2014-09-09T00:25:43Z
2014-08-08
2014-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAHB, W. F. et al. Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Unirede, 2014. p. 518-533.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3626
identifier_str_mv SAHB, W. F. et al. Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras (UFLA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Unirede, 2014. p. 518-533.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550068483784704