Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296 |
Resumo: | We present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories. |
id |
UFLA_1e65fa2c8f4c21b883b91db50fbd3864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46296 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacionalProposals for science education based on studies of history of physics in the first half of the 20th century in a transnational approachHistória transnacionalJogosHistória da físicaCosmologiaFísica nuclearTransnational historyGamesHistory of physicsCosmologyNuclear physicsWe present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories.Apresentamos estudos sobre a história da física na primeira metade século XX, em especial sobre cosmologia e física nuclear, a partir das trajetórias científicas de George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, que foram base a criação de propostas didáticas que visam contribuir para a educação científica em uma perspectiva que valoriza discussões sobre ciência, tecnologia e sociedade. Para isso, selecionamos historiadores que adotaram uma abordagem transnacional da história da ciência, que enfatiza a circulação de cientistas e saberes no período entreguerras, dando atenção a como as complexas identidades nacionais dos cientistas influenciaram suas trajetórias científicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2021-05-17T18:18:55Z2021-05-17T18:18:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296Revista Em Construçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBagdonas, Alexandrepor2021-05-17T18:22:23Zoai:localhost:1/46296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-17T18:22:23Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional Proposals for science education based on studies of history of physics in the first half of the 20th century in a transnational approach |
title |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
spellingShingle |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional Bagdonas, Alexandre História transnacional Jogos História da física Cosmologia Física nuclear Transnational history Games History of physics Cosmology Nuclear physics |
title_short |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
title_full |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
title_fullStr |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
title_full_unstemmed |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
title_sort |
Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional |
author |
Bagdonas, Alexandre |
author_facet |
Bagdonas, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagdonas, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História transnacional Jogos História da física Cosmologia Física nuclear Transnational history Games History of physics Cosmology Nuclear physics |
topic |
História transnacional Jogos História da física Cosmologia Física nuclear Transnational history Games History of physics Cosmology Nuclear physics |
description |
We present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-17T18:18:55Z 2021-05-17T18:18:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296 |
identifier_str_mv |
BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Em Construção reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835072519208960 |