Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagdonas, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296
Resumo: We present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories.
id UFLA_1e65fa2c8f4c21b883b91db50fbd3864
oai_identifier_str oai:localhost:1/46296
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacionalProposals for science education based on studies of history of physics in the first half of the 20th century in a transnational approachHistória transnacionalJogosHistória da físicaCosmologiaFísica nuclearTransnational historyGamesHistory of physicsCosmologyNuclear physicsWe present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories.Apresentamos estudos sobre a história da física na primeira metade século XX, em especial sobre cosmologia e física nuclear, a partir das trajetórias científicas de George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, que foram base a criação de propostas didáticas que visam contribuir para a educação científica em uma perspectiva que valoriza discussões sobre ciência, tecnologia e sociedade. Para isso, selecionamos historiadores que adotaram uma abordagem transnacional da história da ciência, que enfatiza a circulação de cientistas e saberes no período entreguerras, dando atenção a como as complexas identidades nacionais dos cientistas influenciaram suas trajetórias científicas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2021-05-17T18:18:55Z2021-05-17T18:18:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296Revista Em Construçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBagdonas, Alexandrepor2021-05-17T18:22:23Zoai:localhost:1/46296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-17T18:22:23Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
Proposals for science education based on studies of history of physics in the first half of the 20th century in a transnational approach
title Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
spellingShingle Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
Bagdonas, Alexandre
História transnacional
Jogos
História da física
Cosmologia
Física nuclear
Transnational history
Games
History of physics
Cosmology
Nuclear physics
title_short Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
title_full Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
title_fullStr Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
title_full_unstemmed Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
title_sort Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional
author Bagdonas, Alexandre
author_facet Bagdonas, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagdonas, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv História transnacional
Jogos
História da física
Cosmologia
Física nuclear
Transnational history
Games
History of physics
Cosmology
Nuclear physics
topic História transnacional
Jogos
História da física
Cosmologia
Física nuclear
Transnational history
Games
History of physics
Cosmology
Nuclear physics
description We present studies about history of physics in the first half of the 20th century, in particular about cosmology and nuclear physics, from the scientific trajectories of George Gamow, Robert Oppenheimer e Gleb Wataghin, which allowed the creation of didactic proposals whose goal is to contribute to science education in an approach that values discussions about science, technology and society. For this, we selected historians who adopted a transnational approach to history of science, that highlights the circulation of scientists and knowledge in the interwar period, with focus on how the scientists’ complex national identities influenced their scientific trajectories.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-17T18:18:55Z
2021-05-17T18:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296
identifier_str_mv BAGDONAS, A. Propostas para a educação científica com base em estudos de história da física na primeira metade do século XX em uma abordagem transnacional. Revista Em Construção, Rio de Janeiro, n. 7, p. 113-123, 2020. DOI: 10.12957/emconstrucao.2020.47774.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Em Construção
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835072519208960