Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patricia Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43038
Resumo: The article aims to present the theoretical and practical relationship established by future language teachers, from a Federal University in the south of Minas Gerais, when they are in the position of preparing and executing practical activities using digital technologies. Based on the theoretical precepts of Computer Assisted Language Learning-CALL (Stockwell 2012), along with those of LanguageTeacher Training (Coscarelli and Kersch, 2016) this qualitative research had as data instruments, reports of languages learning experiences using digital resources; the elaboration and teaching a language learning activity and intervention projects elaborated as the final work of an undergraduate discipline. The results of these three moments of experience with the use of digital technology showed the importance of experiencing it as a learner, and then consider it as a viable didactic resource for language learning within school contexts. Future teachers pointed out the ben-efits of this experience for their future teaching practice.
id UFLA_2017452be5eff5c722c5b4a17d9c40a9
oai_identifier_str oai:localhost:1/43038
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docenteEnsino-aprendizagem de línguasFormação inicial de professoresPráticas docenteTecnologias digitaisDigital technologiesLanguage teaching and learningInitial teacher trainingTeaching practicesThe article aims to present the theoretical and practical relationship established by future language teachers, from a Federal University in the south of Minas Gerais, when they are in the position of preparing and executing practical activities using digital technologies. Based on the theoretical precepts of Computer Assisted Language Learning-CALL (Stockwell 2012), along with those of LanguageTeacher Training (Coscarelli and Kersch, 2016) this qualitative research had as data instruments, reports of languages learning experiences using digital resources; the elaboration and teaching a language learning activity and intervention projects elaborated as the final work of an undergraduate discipline. The results of these three moments of experience with the use of digital technology showed the importance of experiencing it as a learner, and then consider it as a viable didactic resource for language learning within school contexts. Future teachers pointed out the ben-efits of this experience for their future teaching practice.O artigo tem como objetivo apresentar a relação teórico prática estabelecida por futuros professores de línguas, de uma Universidade Federal no Sul de Minas Gerais, quando na posição de prepararem e executarem atividades práticas com o uso das tecnologias digitais. Embasada nos preceitos teóricos de Computer Assisted Language Learning - CALL (Stockwell 2012), juntamente aos de Formação de Professores de Línguas (Coscarelli e Kersch, 2016) esta pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, relatos de experiências de aprendizagem de línguas utilizando os recursos digitais; a elaboração e ministração de uma atividade de aprendizagem de línguas e projetos de intervenção elaborados como trabalho final de uma disciplina da graduação. As análises dos três momentos de experiência com o uso da tecnologia digital mostraram a importância de vivenciar essa experiência ainda como aprendiz, para então considerá-la como um recurso didático viável para a aprendizagem de línguas dentro dos contextos escolares. Os professores pré-serviço também pontuaram os benefícios dessa experiência para sua futura prática docente.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia2020-09-11T18:02:19Z2020-09-11T18:02:19Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, P. V. Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 2, p. 267-284, jul./dez. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43038Fólio – Revista de Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Patricia Vasconcelospor2020-09-11T18:02:20Zoai:localhost:1/43038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-09-11T18:02:20Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
title Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
spellingShingle Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
Almeida, Patricia Vasconcelos
Ensino-aprendizagem de línguas
Formação inicial de professores
Práticas docente
Tecnologias digitais
Digital technologies
Language teaching and learning
Initial teacher training
Teaching practices
title_short Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
title_full Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
title_fullStr Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
title_full_unstemmed Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
title_sort Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente
author Almeida, Patricia Vasconcelos
author_facet Almeida, Patricia Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patricia Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de línguas
Formação inicial de professores
Práticas docente
Tecnologias digitais
Digital technologies
Language teaching and learning
Initial teacher training
Teaching practices
topic Ensino-aprendizagem de línguas
Formação inicial de professores
Práticas docente
Tecnologias digitais
Digital technologies
Language teaching and learning
Initial teacher training
Teaching practices
description The article aims to present the theoretical and practical relationship established by future language teachers, from a Federal University in the south of Minas Gerais, when they are in the position of preparing and executing practical activities using digital technologies. Based on the theoretical precepts of Computer Assisted Language Learning-CALL (Stockwell 2012), along with those of LanguageTeacher Training (Coscarelli and Kersch, 2016) this qualitative research had as data instruments, reports of languages learning experiences using digital resources; the elaboration and teaching a language learning activity and intervention projects elaborated as the final work of an undergraduate discipline. The results of these three moments of experience with the use of digital technology showed the importance of experiencing it as a learner, and then consider it as a viable didactic resource for language learning within school contexts. Future teachers pointed out the ben-efits of this experience for their future teaching practice.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07
2020-09-11T18:02:19Z
2020-09-11T18:02:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, P. V. Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 2, p. 267-284, jul./dez. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43038
identifier_str_mv ALMEIDA, P. V. Experiências com a tecnologia digital transformando as perspectivas de professores pré-serviço: um estudo de caso na formação docente. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 11, n. 2, p. 267-284, jul./dez. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Fólio – Revista de Letras
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439050959486976