Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilber, Silvia Novaes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Koga, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9093
Resumo: The objective of this paper is to identify the role of intermediary agents in the development of Clean Development Mechanism (CDM) projects in Brazil related to the market for negotiating carbon credits. In this context, the aim of this work was to identify the types of possible relations between those involved in the negotiation process of CC, some mechanisms of relationship between companies for the implementation of CDM projects, such as strategic alliances, joint ventures and outsourcing. The research was carried out by means of case studies. We observed that companies that hire these projects in Brazil use intermediary companies as outsourced labor for developing them because of their greater expertise in the subject, or they even set up joint ventures when the opportunity for future financial results proves to be advantageous.
id UFLA_229bec51071bcf67404c81025b0fb8cc
oai_identifier_str oai:localhost:1/9093
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidadesThe Carbon Credits Market in Brazil and the Role of Intermediary Agents: Challenges and OpportunitiesMercado de créditos de carbonoProtocolo de KyotoProjetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)Alianças estratégicasTerceirizaçãoCarbon credit marketKyoto protocolClean development mechanismsStrategic alliancesOutsourcingThe objective of this paper is to identify the role of intermediary agents in the development of Clean Development Mechanism (CDM) projects in Brazil related to the market for negotiating carbon credits. In this context, the aim of this work was to identify the types of possible relations between those involved in the negotiation process of CC, some mechanisms of relationship between companies for the implementation of CDM projects, such as strategic alliances, joint ventures and outsourcing. The research was carried out by means of case studies. We observed that companies that hire these projects in Brazil use intermediary companies as outsourced labor for developing them because of their greater expertise in the subject, or they even set up joint ventures when the opportunity for future financial results proves to be advantageous.O Protocolo de Quioto, ratificado em 1999, fixou metas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa - GEE na atmosfera. Uma das consequências desse protocolo é o surgimento do mercado de negociação de créditos de carbono e dos projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). Objetivou-se, neste contexto, identificar os tipos de relações possíveis entre os agentes envolvidos no processo de negociação de CC, abordando-se alguns mecanismos de relacionamento entre empresas para a realização dos projetos MDL, como alianças estratégicas, joint ventures e terceirização. Para tal objetivo, utilizou-se a estratégia exploratória através de dois estudos de caso. Como resultados, observou-se que as empresas contratantes desses projetos no Brasil utilizam as empresas intermediárias como terceirizadas para o desenvolvimento desses projetos, dada sua maior expertise quanto ao assunto ou criam alianças estratégicas através de joint ventures quando a oportunidade de resultados financeiros futuros mostra-se vantajosa.Organizações Rurais & Agroindustriais2011-04-192015-05-04T13:47:51Z2015-05-04T13:47:51Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311ZILBER, S. N.; KOGA, E. Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 139-153, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9093Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 1 (2011)2238-68901517-3879reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311/308Zilber, Silvia NovaesKoga, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T16:47:27Zoai:localhost:1/9093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-03-29T16:47:27Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
The Carbon Credits Market in Brazil and the Role of Intermediary Agents: Challenges and Opportunities
title Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
spellingShingle Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
Zilber, Silvia Novaes
Mercado de créditos de carbono
Protocolo de Kyoto
Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)
Alianças estratégicas
Terceirização
Carbon credit market
Kyoto protocol
Clean development mechanisms
Strategic alliances
Outsourcing
title_short Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
title_full Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
title_fullStr Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
title_full_unstemmed Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
title_sort Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
author Zilber, Silvia Novaes
author_facet Zilber, Silvia Novaes
Koga, Eduardo
author_role author
author2 Koga, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilber, Silvia Novaes
Koga, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de créditos de carbono
Protocolo de Kyoto
Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)
Alianças estratégicas
Terceirização
Carbon credit market
Kyoto protocol
Clean development mechanisms
Strategic alliances
Outsourcing
topic Mercado de créditos de carbono
Protocolo de Kyoto
Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)
Alianças estratégicas
Terceirização
Carbon credit market
Kyoto protocol
Clean development mechanisms
Strategic alliances
Outsourcing
description The objective of this paper is to identify the role of intermediary agents in the development of Clean Development Mechanism (CDM) projects in Brazil related to the market for negotiating carbon credits. In this context, the aim of this work was to identify the types of possible relations between those involved in the negotiation process of CC, some mechanisms of relationship between companies for the implementation of CDM projects, such as strategic alliances, joint ventures and outsourcing. The research was carried out by means of case studies. We observed that companies that hire these projects in Brazil use intermediary companies as outsourced labor for developing them because of their greater expertise in the subject, or they even set up joint ventures when the opportunity for future financial results proves to be advantageous.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-19
2015-05-04T13:47:51Z
2015-05-04T13:47:51Z
2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311
ZILBER, S. N.; KOGA, E. Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 139-153, 2011.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9093
url http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9093
identifier_str_mv ZILBER, S. N.; KOGA, E. Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 139-153, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311/308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
publisher.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais
dc.source.none.fl_str_mv Organizações Rurais & Agroindustriais; v. 13, n. 1 (2011)
2238-6890
1517-3879
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835207691141120