Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ionara Niquely
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40442
Resumo: Após a disseminação das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no Brasil, desencadeou-se um novo perfil de excluídos, marcados pela falta de oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia. Para adequar as escolas às novas demandas, decorrentes deste processo, políticas públicas foram formuladas com objetivos de aprimorar e melhorar o ensino para essa nova geração de crianças conectadas. Com esse intuito,foi implementado o Programa Educação Conectada no município de Lavras, MG, que compreende um conjunto de ações que envolvem a aquisição de infraestrutura tecnológica, formação de professores e ações educativas de projetos da Universidade Federal de Lavras nas escolas. O objetivo do presente trabalho foi analisar qual a percepções dos atores envolvidos diretamente com o processo e quais as vantagens de incluir as TICs na educação infantil. A pesquisa realizada neste trabalho é qualitativa e descritiva, a metodologia utilizada é o estudo de caso e análise de conteúdo. A proposta do programa é inovadora, pois trabalhar o uso das tecnologias em sala de aula é o seu diferencial. Porém, não basta apenas disponibilizar recursos, deve-se também preparar o professor para essa nova forma de ensino-aprendizagem.
id UFLA_2499c5f9887dc6d60a53092625f80f20
oai_identifier_str oai:localhost:1/40442
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MGInclusão digital. Professores. Políticas Públicas.Após a disseminação das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no Brasil, desencadeou-se um novo perfil de excluídos, marcados pela falta de oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia. Para adequar as escolas às novas demandas, decorrentes deste processo, políticas públicas foram formuladas com objetivos de aprimorar e melhorar o ensino para essa nova geração de crianças conectadas. Com esse intuito,foi implementado o Programa Educação Conectada no município de Lavras, MG, que compreende um conjunto de ações que envolvem a aquisição de infraestrutura tecnológica, formação de professores e ações educativas de projetos da Universidade Federal de Lavras nas escolas. O objetivo do presente trabalho foi analisar qual a percepções dos atores envolvidos diretamente com o processo e quais as vantagens de incluir as TICs na educação infantil. A pesquisa realizada neste trabalho é qualitativa e descritiva, a metodologia utilizada é o estudo de caso e análise de conteúdo. A proposta do programa é inovadora, pois trabalhar o uso das tecnologias em sala de aula é o seu diferencial. Porém, não basta apenas disponibilizar recursos, deve-se também preparar o professor para essa nova forma de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina Soares daMoraes, Raphael deSantos, Ionara Niquely2020-04-29T13:23:28Z2020-04-29T13:23:28Z2020-04-292019-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos, Ionara Niquely. Políticas Públicas de inclusão Digital: o caso do Programa Educação Conectada em Lavras MG/ Ionara Niquely Santos. - 2019. 33 p.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-04-29T13:23:28Zoai:localhost:1/40442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-29T13:23:28Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
title Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
spellingShingle Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
Santos, Ionara Niquely
Inclusão digital. Professores. Políticas Públicas.
title_short Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
title_full Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
title_fullStr Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
title_full_unstemmed Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
title_sort Políticas Públicas de Inclusão Digital: o caso do programa educação conectada em Lavras MG
author Santos, Ionara Niquely
author_facet Santos, Ionara Niquely
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sabrina Soares da
Moraes, Raphael de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ionara Niquely
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital. Professores. Políticas Públicas.
topic Inclusão digital. Professores. Políticas Públicas.
description Após a disseminação das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no Brasil, desencadeou-se um novo perfil de excluídos, marcados pela falta de oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia. Para adequar as escolas às novas demandas, decorrentes deste processo, políticas públicas foram formuladas com objetivos de aprimorar e melhorar o ensino para essa nova geração de crianças conectadas. Com esse intuito,foi implementado o Programa Educação Conectada no município de Lavras, MG, que compreende um conjunto de ações que envolvem a aquisição de infraestrutura tecnológica, formação de professores e ações educativas de projetos da Universidade Federal de Lavras nas escolas. O objetivo do presente trabalho foi analisar qual a percepções dos atores envolvidos diretamente com o processo e quais as vantagens de incluir as TICs na educação infantil. A pesquisa realizada neste trabalho é qualitativa e descritiva, a metodologia utilizada é o estudo de caso e análise de conteúdo. A proposta do programa é inovadora, pois trabalhar o uso das tecnologias em sala de aula é o seu diferencial. Porém, não basta apenas disponibilizar recursos, deve-se também preparar o professor para essa nova forma de ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-14
2020-04-29T13:23:28Z
2020-04-29T13:23:28Z
2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Ionara Niquely. Políticas Públicas de inclusão Digital: o caso do Programa Educação Conectada em Lavras MG/ Ionara Niquely Santos. - 2019. 33 p.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40442
identifier_str_mv Santos, Ionara Niquely. Políticas Públicas de inclusão Digital: o caso do Programa Educação Conectada em Lavras MG/ Ionara Niquely Santos. - 2019. 33 p.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550088600715264