POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL O CASO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA EM LAVRAS MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ionara Niquely Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43812
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20191_201120854
Resumo: Após a disseminação das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no Brasil, desencadeou-se um novo perfil de excluídos, marcados pela falta de oportunidades de acesso a este tipo de tecnologia. Para adequar as escolas às novas demandas, decorrentes deste processo, políticas públicas foram formuladas com objetivos de aprimorar e melhorar o ensino para essa nova geração de crianças conectadas. Com esse intuito, foi implementado o Programa Educação Conectada no município de Lavras, MG, que compreende um conjunto a de ações que envolvem a aquisição de infraestrutura tecnológica, formação de professores e ações educativas de projetos da Universidade Federal de Lavras nas escolas. O objetivo do presente trabalho foi analisar qual a percepções dos atores envolvidos diretamente com o processo e quais as vantagens de incluir as TICs na educação infantil. A pesquisa realizada neste trabalho é qualitativa e descritiva, a metodologia utilizada é o estudo de caso e análise de conteúdo. A proposta do programa é inovadora, pois trabalhar o uso das tecnologias em sala de aula é o seu diferencial. Porém, não basta apenas disponibilizar recursos, deve-se também preparar o professor para essa nova forma de ensino-aprendizagem.
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