OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS APLICADAS A VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS SOB EFEITO DE INCERTEZAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izadora Aparecida Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45108
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201510567
Resumo: Estruturas leves são de fundamental importância para a indústria aeroespacial, aeronáutica, automotiva, agrícola, civil, eólica, naval, petróleo e gás, entre outras. Projetos robustos, que associam técnicas de otimização, são capazes de maximizar as características mecânicas desejadas em estruturas, ao mesmo tempo que minimizam algum comportamento estático ou dinâmico indesejado. As estruturas otimizadas apresentam um baixíssimo coeficiente de segurança em seu projeto. Assim, para garantir a confiabilidade destes tipos de estruturas leves, é de fundamental importância levar em consideração o efeito das incertezas em seu projeto. Incertezas paramétricas, que são advindas da inerente variabilidade da propriedade dos materiais e seu processo de fabricação e incertezas não-paramétricas, que surgem da modelagem do sistema, devem ser analisadas afim de obter um modelo estocástico robusto o suficiente para garantir sua integridade estrutural durante o uso. Não apenas esforços estáticos devem ser considerados no projeto de estruturas, pois os dinâmicos podem ocasionar falhas catastróficas. Portanto, a caracterização do comportamento dinâmico da estrutura é de grande interesse, sendo o uso de técnicas de análise modal fundamental para estudar a resposta da mesma quando sujeita às suas condições de uso. Assim, o presente estudo propõe uma metodologia para otimizar os parâmetros geométricos da asa de uma aeronave rádio controlada de forma a reduzir sua massa estrutural, e posteriormente analisar e quantificar os efeitos das incertezas na estrutura obtida.
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