Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andressa Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borém, Rosângela Alves Tristão, Gonçalves, Laise Vieira, Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128
Resumo: The initial training of teachers needs to be rethought, it is necessary that the graduates in formation contemplate not only the contents but also the methodological practices, seeking to promote education as a social practice, acting in the formation of critical, reflexive and transforming citizens who understand the medium in which they are inserted, in order to transform it. In view of this issue the present work aims to demonstrate the dialogue between environmental education and science from the Brazilian film "Tropical Dream" directed by André Sturm and commercially debuted in Brazil in 2002, the film portrays the situation of Rio showing an environment influenced by social, political, economic, social and other issues. To analyze the results, qualitative research was used, through thematic categorization. As a result, three categories have been obtained: '' science seeks means to eradicate problems '', '' basic sanitation '' and '' human beings alter the environment '', these categories show how environmental education needs to be worked on through a continuous process, to break the conservationist concept of the environment, and how cinema helps in this construction of the concept, which evidences the need to appropriate these concepts for the initial formation of transforming critical teachers.
id UFLA_27973e902da41b5b8a4719efd4da7726
oai_identifier_str oai:localhost:1/33128
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professoresA dialogue between environmental education and science through the film ''Tropical Dreams'': a contribution to the initial formation of teachersUn diálogo entre educación ambiental y ciencia a través de la película ''Sueños tropicales": una contribución a la formación inicial de professorEducação ambientalArteFormação de professoresEnvironmental educationArtTeacher trainingEducación ambientalFormación de profesoresThe initial training of teachers needs to be rethought, it is necessary that the graduates in formation contemplate not only the contents but also the methodological practices, seeking to promote education as a social practice, acting in the formation of critical, reflexive and transforming citizens who understand the medium in which they are inserted, in order to transform it. In view of this issue the present work aims to demonstrate the dialogue between environmental education and science from the Brazilian film "Tropical Dream" directed by André Sturm and commercially debuted in Brazil in 2002, the film portrays the situation of Rio showing an environment influenced by social, political, economic, social and other issues. To analyze the results, qualitative research was used, through thematic categorization. As a result, three categories have been obtained: '' science seeks means to eradicate problems '', '' basic sanitation '' and '' human beings alter the environment '', these categories show how environmental education needs to be worked on through a continuous process, to break the conservationist concept of the environment, and how cinema helps in this construction of the concept, which evidences the need to appropriate these concepts for the initial formation of transforming critical teachers.A formação inicial de professores precisa ser repensa, é necessário que os licenciados em formação contemplem não só os conteúdos mas também as práticas metodológicas, buscando promover a educação como uma prática social, atuando na formação de cidadãos críticos, reflexivos e transformadores que compreendam o meio em que estão inserido, para assim, transforma-lo. Diante desta questão o presente trabalho tem como objetivo demonstrar o diálogo entre a educação ambiental e a ciência a partir do filme brasileiro: ‘’Sonho Tropical’’ dirigido por André Sturm e estreou comercialmente no Brasil em 2002, o filme retrata a situação do Rio de Janeiro, mostrando um ambiente influenciado tanto por questões socais, politicas, econômicas, sociais e outras. Para analise dos resultados, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da categorização temática. Como resultado foi obtido três categorias: ‘’a ciência procura meios para erradicar problemas’’, ‘’saneamento básico’’ e ‘’o ser humano altera o meio ambiente’’, estas categorias mostram como é necessário que a educação ambiental seja trabalhada através de um processo continuo, para quebrar o conceito conservacionista de meio ambiente, e como o cinema auxilia nesta construção do conceito, o que evidencia a necessidade de se apropriar destes conceitos para formação inicial de professores críticos transformadores.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-03-01T14:45:26Z2019-03-01T14:45:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASTRO, A. A. et al. Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais’’: uma contribuição para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 16-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181947.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Andressa AparecidaBorém, Rosângela Alves TristãoGonçalves, Laise VieiraNascimento Júnior, Antonio Fernandespor2019-03-01T14:45:26Zoai:localhost:1/33128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-03-01T14:45:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
A dialogue between environmental education and science through the film ''Tropical Dreams'': a contribution to the initial formation of teachers
Un diálogo entre educación ambiental y ciencia a través de la película ''Sueños tropicales": una contribución a la formación inicial de professor
title Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
spellingShingle Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
Castro, Andressa Aparecida
Educação ambiental
Arte
Formação de professores
Environmental education
Art
Teacher training
Educación ambiental
Formación de profesores
title_short Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
title_full Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
title_fullStr Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
title_sort Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais": uma contribuição para a formação inicial de professores
author Castro, Andressa Aparecida
author_facet Castro, Andressa Aparecida
Borém, Rosângela Alves Tristão
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Borém, Rosângela Alves Tristão
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Andressa Aparecida
Borém, Rosângela Alves Tristão
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Arte
Formação de professores
Environmental education
Art
Teacher training
Educación ambiental
Formación de profesores
topic Educação ambiental
Arte
Formação de professores
Environmental education
Art
Teacher training
Educación ambiental
Formación de profesores
description The initial training of teachers needs to be rethought, it is necessary that the graduates in formation contemplate not only the contents but also the methodological practices, seeking to promote education as a social practice, acting in the formation of critical, reflexive and transforming citizens who understand the medium in which they are inserted, in order to transform it. In view of this issue the present work aims to demonstrate the dialogue between environmental education and science from the Brazilian film "Tropical Dream" directed by André Sturm and commercially debuted in Brazil in 2002, the film portrays the situation of Rio showing an environment influenced by social, political, economic, social and other issues. To analyze the results, qualitative research was used, through thematic categorization. As a result, three categories have been obtained: '' science seeks means to eradicate problems '', '' basic sanitation '' and '' human beings alter the environment '', these categories show how environmental education needs to be worked on through a continuous process, to break the conservationist concept of the environment, and how cinema helps in this construction of the concept, which evidences the need to appropriate these concepts for the initial formation of transforming critical teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-01T14:45:26Z
2019-03-01T14:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, A. A. et al. Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais’’: uma contribuição para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 16-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181947.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128
identifier_str_mv CASTRO, A. A. et al. Um diálogo entre a educação ambiental e a ciência por meio do filme “Sonhos Tropicais’’: uma contribuição para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 16-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714420181947.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550201402327040