Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/786 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. |
id |
UFLA_28b3d453115d6b0bccb373b295f5176f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/786 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionaisNúmero irracionalRazão áureaSoftware geogebraIrrational numberGolden ratioGeogebra softwareCNPQ_NÃO_INFORMADOTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESMatemáticaA busca por uma regularidade na expansão decimal motivou ao desenvolvimento de novos campos da matemática, envolvendo diversas áreas da ciência. O fascínio pela Razão Áurea levou vários matemáticos a estudá-la, e esses estudos levaram a conclusões de que se trata de um número com características muito especiais, entre elas a irracionalidade e a estética. Objetivou-se neste trabalho apresentar uma proposta de atividade que enriqueça o estudo de números Irracionais no Ensino Fundamental. Optou-se por uma abordagem, baseada no aspecto histórico, manuseio de régua não graduada e compasso, método axiomático-dedutivo e no uso de tecnologias em sala de aula, em especial o software matemático Geogebra. Esse software se torna uma ferramenta adicional para o aprendizado, pois a sua utilização na etapa final de cada atividade apresenta o conteúdo de uma forma atraente e lúdica para construção do conhecimentoThe search for regularity in the decimal expansion induced the development of new field in mathematics, involving many areas of science. The fascination by the Golden Ratio has led many mathematicians to study it, and these studies led to conclusions of what comes to be a number with very special characteristics. Among these are irrationality and aesthetics. This work aimed at presenting a proposal of activity which enriches the study of irrational numbers in Primary School. We opted for an approach based on the historical aspect, handling of a non-graduated ruler and compass, deductive-axiomatic method and on the use of technologies in the classroom, especially the Geogebra mathematical software. This software has become an additional tool for learning, for its use in the final stage of each activity presents the content in an attractive and playful form in constructing knowledgeUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDEX - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILClaudio, Mario Henrique AndradeVieira Junior, NiltomCristo, Osnel BrocheMarques, Rodnei Alves2013-07-04T12:38:06Z2013-07-04T12:38:06Z201320132013-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARQUES, R. A. Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais. 2013. 72 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/786info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2013-07-04T12:42:59Zoai:localhost:1/786Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2013-07-04T12:42:59Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
title |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
spellingShingle |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais Marques, Rodnei Alves Número irracional Razão áurea Software geogebra Irrational number Golden ratio Geogebra software CNPQ_NÃO_INFORMADO |
title_short |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
title_full |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
title_fullStr |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
title_full_unstemmed |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
title_sort |
Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais |
author |
Marques, Rodnei Alves |
author_facet |
Marques, Rodnei Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Claudio, Mario Henrique Andrade Vieira Junior, Niltom Cristo, Osnel Broche |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Rodnei Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número irracional Razão áurea Software geogebra Irrational number Golden ratio Geogebra software CNPQ_NÃO_INFORMADO |
topic |
Número irracional Razão áurea Software geogebra Irrational number Golden ratio Geogebra software CNPQ_NÃO_INFORMADO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04T12:38:06Z 2013-07-04T12:38:06Z 2013 2013 2013-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, R. A. Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais. 2013. 72 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/786 |
identifier_str_mv |
MARQUES, R. A. Razão áurea: uma proposta para o ensino de números irracionais. 2013. 72 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEX - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEX - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439043483140096 |