Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Flávia Luciana Naves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, Thálita de Resende, Mafra, Luiz Antonio Staub, Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37445
Resumo: Organic production is regarded as a way of contesting the dominant agricultural pattern. At the same time, it came to be regarded as an attractive niche market for many of the producers that have converted their farms to organic activities. But what reasons and strategies did medium- and large-sized traditional farmers from the south of Minas Gerais really develop to fit in the field of organic production? The results indicate that producers highlight the importance of an axis that encompasses personal and family values and histories, as well as of another axis that involves a set of relations of these actors with other society instances. The strategies that they have developed to fit into the organic market involve the combination of production areas of organic coffee with production areas of conventional coffee and the strengthening of trust networks with other actors involved in coffee sales.
id UFLA_2d20b28816504e2c878111874115dc33
oai_identifier_str oai:localhost:1/37445
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas GeraisMotivation and integration strategies in the context of organic coffee crops: a study in the South Minas GeraisCafeicultura orgânicaMercado cafeeiroOrganic Coffee CropsCoffee MarketOrganic production is regarded as a way of contesting the dominant agricultural pattern. At the same time, it came to be regarded as an attractive niche market for many of the producers that have converted their farms to organic activities. But what reasons and strategies did medium- and large-sized traditional farmers from the south of Minas Gerais really develop to fit in the field of organic production? The results indicate that producers highlight the importance of an axis that encompasses personal and family values and histories, as well as of another axis that involves a set of relations of these actors with other society instances. The strategies that they have developed to fit into the organic market involve the combination of production areas of organic coffee with production areas of conventional coffee and the strengthening of trust networks with other actors involved in coffee sales.A produção orgânica se constituiu como uma das formas de contestação ao padrão dominante de agricultura. Ao mesmo tempo, passou a ser considerada como um nicho de mercado atrativo para muitos produtores que converteram suas propriedades para a atividade orgânica. Mas que razões tiveram e que estratégias desenvolveram os tradicionais cafeicultores de médio e grande porte do sul de Minas Gerais para se inserirem no campo da produção orgânica? Os resultados indicam que os produtores dão destaque à importância de um eixo que envolve valores e histórias pessoais e familiares e outro que envolve um conjunto de relações desses atores com outras instâncias da sociedade. As estratégias desenvolvidas por eles envolvem a combinação de áreas de produção de café orgânico com áreas de produção de café convencional e o fortalecimento de redes de confiança com outros atores envolvidos na venda do café.Universidade Federal de Viçosa2019-10-31T15:43:20Z2019-10-31T15:43:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAFRA, F. L. N. et al. Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais. Revista de Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, p. 80-87, abr./jun. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37445Revista de Administração Pública e Gestão Socialreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMafra, Flávia Luciana NavesCardoso, Thálita de ResendeMafra, Luiz Antonio StaubCappelle, Mônica Carvalho Alvespor2019-10-31T15:44:12Zoai:localhost:1/37445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-31T15:44:12Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
Motivation and integration strategies in the context of organic coffee crops: a study in the South Minas Gerais
title Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
spellingShingle Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
Mafra, Flávia Luciana Naves
Cafeicultura orgânica
Mercado cafeeiro
Organic Coffee Crops
Coffee Market
title_short Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
title_full Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
title_fullStr Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
title_full_unstemmed Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
title_sort Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais
author Mafra, Flávia Luciana Naves
author_facet Mafra, Flávia Luciana Naves
Cardoso, Thálita de Resende
Mafra, Luiz Antonio Staub
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
author_role author
author2 Cardoso, Thálita de Resende
Mafra, Luiz Antonio Staub
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Flávia Luciana Naves
Cardoso, Thálita de Resende
Mafra, Luiz Antonio Staub
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cafeicultura orgânica
Mercado cafeeiro
Organic Coffee Crops
Coffee Market
topic Cafeicultura orgânica
Mercado cafeeiro
Organic Coffee Crops
Coffee Market
description Organic production is regarded as a way of contesting the dominant agricultural pattern. At the same time, it came to be regarded as an attractive niche market for many of the producers that have converted their farms to organic activities. But what reasons and strategies did medium- and large-sized traditional farmers from the south of Minas Gerais really develop to fit in the field of organic production? The results indicate that producers highlight the importance of an axis that encompasses personal and family values and histories, as well as of another axis that involves a set of relations of these actors with other society instances. The strategies that they have developed to fit into the organic market involve the combination of production areas of organic coffee with production areas of conventional coffee and the strengthening of trust networks with other actors involved in coffee sales.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-31T15:43:20Z
2019-10-31T15:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAFRA, F. L. N. et al. Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais. Revista de Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, p. 80-87, abr./jun. 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37445
identifier_str_mv MAFRA, F. L. N. et al. Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais. Revista de Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, p. 80-87, abr./jun. 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Pública e Gestão Social
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439250287493120