A percepção do papel da APAE na educação de pessoas com deficiência: o caso do município de Minduri-MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37612 |
Resumo: | A presente pesquisa foi elaborada a fim de identificar qual a percepção dos atores envolvidos sobre o papel da APAE na educação de pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo de caso qualitativo descritivo, foram realizadas entrevistas com os pais ou responsáveis e questionários a diretora, com intuito de analisar a qualidade da educação e a qualidade dos serviços oferecidos. Na percepção dos pais a organização possui benefícios e limitações, entre os benefícios estão apoio ao aluno, melhora na qualidade de vida e na qualidade da educação, e entre as limitações estão à falta de apoio a família e falta de funcionários. Posteriormente foi realizado um questionário a diretora sobre os desafios da gestão do terceiro setor e houve aspectos negativos na parte de transparência, indicador de desempenho, sustentabilidade, criar objetivos e identidades comuns, capacidade de articulação e aspecto positivo na qualidade dos serviços, o que faz com que a organização tenha muitos aspectos a serem melhorados. |
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A percepção do papel da APAE na educação de pessoas com deficiência: o caso do município de Minduri-MGEducação, Qualidade, APAEA presente pesquisa foi elaborada a fim de identificar qual a percepção dos atores envolvidos sobre o papel da APAE na educação de pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo de caso qualitativo descritivo, foram realizadas entrevistas com os pais ou responsáveis e questionários a diretora, com intuito de analisar a qualidade da educação e a qualidade dos serviços oferecidos. Na percepção dos pais a organização possui benefícios e limitações, entre os benefícios estão apoio ao aluno, melhora na qualidade de vida e na qualidade da educação, e entre as limitações estão à falta de apoio a família e falta de funcionários. Posteriormente foi realizado um questionário a diretora sobre os desafios da gestão do terceiro setor e houve aspectos negativos na parte de transparência, indicador de desempenho, sustentabilidade, criar objetivos e identidades comuns, capacidade de articulação e aspecto positivo na qualidade dos serviços, o que faz com que a organização tenha muitos aspectos a serem melhorados.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaOliveira, Dênis Renato deOliveira, Dênis Renato deReis, Josielle de Oliveira2019-11-12T18:14:55Z2019-11-12T18:14:55Z2019-11-122016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-11-12T18:14:56Zoai:localhost:1/37612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-11-12T18:14:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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