Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gladys
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fontes-Martins, Raquel Márcia, Miranda, Vanessa Regina Eleutério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48420
Resumo: In this paper, there is an analysis of two evaluations of literacy in Brazil, approaching the context of its implementation and, mainly, reflecting on their didactic-pedagogical paths and specificities, which are: the Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais(Proalfa) and Provinha Brasil. It was performed a bibliographic research as well as a survey and data analysis on these evaluations, which allowed to verify the importance of considering different strategies in the elaboration, application and analysis of the items aimed to evaluate the literacy. There are two types of items: single model items, which are fully read by students, and hybrid model items, which are partially or fully read by the applicator. Hybrid model items contribute to capture information from student readers, but also from non-reader students, which reflects in the identification of different profiles of literacy learning. It was verified that the ways employed to develop items are underpinned in a notion of literacy and literacy teaching, a concept that influences not only the making but also the selection of items for the evaluation.
id UFLA_346215aa4777a66572aaaca1e37dfe33
oai_identifier_str oai:localhost:1/48420
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no BrasilAvaliação da aprendizagemAvaliação da alfabetizaçãoAvaliação externaExternal evaluationLiteracy assessmentLiteracy programIn this paper, there is an analysis of two evaluations of literacy in Brazil, approaching the context of its implementation and, mainly, reflecting on their didactic-pedagogical paths and specificities, which are: the Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais(Proalfa) and Provinha Brasil. It was performed a bibliographic research as well as a survey and data analysis on these evaluations, which allowed to verify the importance of considering different strategies in the elaboration, application and analysis of the items aimed to evaluate the literacy. There are two types of items: single model items, which are fully read by students, and hybrid model items, which are partially or fully read by the applicator. Hybrid model items contribute to capture information from student readers, but also from non-reader students, which reflects in the identification of different profiles of literacy learning. It was verified that the ways employed to develop items are underpinned in a notion of literacy and literacy teaching, a concept that influences not only the making but also the selection of items for the evaluation.Duas avaliações externas em alfabetização foram analisadas no contexto da sua implementação e, principalmente, refletindo sobre seus percursos e especificidades didático-pedagógicas: o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa) e a Provinha Brasil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como um levantamento e uma análise de dados dessas avaliações, que permitiram considerar diferentes estratégias na elaboração, aplicação e análise dos itens destinados a avaliar a alfabetização. Há dois tipos de itens: os de modelo único, totalmente lidos pelos alunos, e os de modelo híbrido, parcial ou totalmente lidos pelo aplicador. Os itens de modelo híbrido contribuem para captar informação de estudantes leitores e também de não leitores, o que reflete na identificação de diferentes perfis de aprendizado na alfabetização. Concluiu-se que os modos de construção dos itens fundamentam-se em uma concepção de alfabetização e letramento, conceito que influencia tanto na sua elaboração quanto na seleção para os testes.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2021-10-27T20:39:17Z2021-10-27T20:39:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, G.; FONTES-MARTINS, R. M.; MIRANDA, V. R. E. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 33, n. 108, p. 69-81, maio/ago. 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48420Em Abertoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, GladysFontes-Martins, Raquel MárciaMiranda, Vanessa Regina Eleutériopor2023-05-08T13:10:38Zoai:localhost:1/48420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:10:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
title Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
spellingShingle Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
Rocha, Gladys
Avaliação da aprendizagem
Avaliação da alfabetização
Avaliação externa
External evaluation
Literacy assessment
Literacy program
title_short Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
title_full Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
title_fullStr Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
title_full_unstemmed Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
title_sort Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil
author Rocha, Gladys
author_facet Rocha, Gladys
Fontes-Martins, Raquel Márcia
Miranda, Vanessa Regina Eleutério
author_role author
author2 Fontes-Martins, Raquel Márcia
Miranda, Vanessa Regina Eleutério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Gladys
Fontes-Martins, Raquel Márcia
Miranda, Vanessa Regina Eleutério
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Avaliação da alfabetização
Avaliação externa
External evaluation
Literacy assessment
Literacy program
topic Avaliação da aprendizagem
Avaliação da alfabetização
Avaliação externa
External evaluation
Literacy assessment
Literacy program
description In this paper, there is an analysis of two evaluations of literacy in Brazil, approaching the context of its implementation and, mainly, reflecting on their didactic-pedagogical paths and specificities, which are: the Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais(Proalfa) and Provinha Brasil. It was performed a bibliographic research as well as a survey and data analysis on these evaluations, which allowed to verify the importance of considering different strategies in the elaboration, application and analysis of the items aimed to evaluate the literacy. There are two types of items: single model items, which are fully read by students, and hybrid model items, which are partially or fully read by the applicator. Hybrid model items contribute to capture information from student readers, but also from non-reader students, which reflects in the identification of different profiles of literacy learning. It was verified that the ways employed to develop items are underpinned in a notion of literacy and literacy teaching, a concept that influences not only the making but also the selection of items for the evaluation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-10-27T20:39:17Z
2021-10-27T20:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, G.; FONTES-MARTINS, R. M.; MIRANDA, V. R. E. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 33, n. 108, p. 69-81, maio/ago. 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48420
identifier_str_mv ROCHA, G.; FONTES-MARTINS, R. M.; MIRANDA, V. R. E. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 33, n. 108, p. 69-81, maio/ago. 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439325327785984