As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Olívia Coelho da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
Resumo: SILVA, Olívia Coelho da; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza . IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 461-480.
id UFC-7_b92e85286d93babfb7cf857e7bc70516
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36188
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de FortalezaAvaliaçãoLeituraAlfabetizaçãoAssessmentReadingLiteracySILVA, Olívia Coelho da; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza . IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 461-480.There is a significant number of children who arrive in the final years of elementary school without having consolidated literacy skills, precisely, related to reading and, therefore, have greater difficulties in reading and understanding more complex texts. In this context, we believe in the importance of teacher mediation and encouragement in the formation of the reader in the initial years of Elementary School. However, not only is teaching considered as a fundamental element of this activity, the ways of evaluating and interpreting the results are also as great allies in this process. Faced with this problem, a research was carried out to investigate the reading assessment practices of the teachers who teach in the literacy cycle (1st, 2nd and 3rd years) in a municipal school of Fortaleza. This research is characterized as a field research of qualitative approach. Thus, the research found that observation is a technique widely used by teachers to assess the reading of students in literacy classes. These observations follow systematization under the guidance of the Municipal Secretary of Fortaleza. It was also noticed that the teachers understand the need for periodic evaluation with the intention of perceiving the difficulties presented by the students and, thus, intervene to improve their reading learning process.Há um quantitativo significativo de crianças que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem ter consolidado as habilidades de alfabetização, mais precisamente relacionadas à leitura e, por causa disso, demonstram maiores dificuldades para ler e compreender textos mais complexos. Nesse contexto, acredita-se na importância da mediação e do incentivo do professor na formação do leitor nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Entretanto, não só o ensino é considerado como elemento fundamental dessa atividade, as formas de avaliar e de interpretar os resultados também se configuram como grandes aliadas nesse processo. Em face desta problemática, foi realizada uma pesquisa para investigar as práticas de avaliação de leitura das professoras que lecionam no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) em uma escola da rede municipal de Fortaleza. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Desse modo, constatou-se que a observação é uma técnica muito utilizada pelas professoras para avaliar a leitura dos alunos que se encontram nas turmas de alfabetização. Tais observações seguem uma sistematização orientada pela Secretaria Municipal de Fortaleza. Foi identificado também que as professoras compreendem a necessidade da avaliação periódica com a intenção de perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos e, assim, intervir para melhorar seu processo de aprendizagem na leitura.Edições UFC2018-10-03T15:15:18Z2018-10-03T15:15:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSilva, O. C.; Ribeiro, A. P. M. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188Silva, Olívia Coelho daRibeiro, Ana Paula de Medeirosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:31.279599Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
title As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
spellingShingle As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
Silva, Olívia Coelho da
Avaliação
Leitura
Alfabetização
Assessment
Reading
Literacy
title_short As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
title_full As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
title_fullStr As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
title_full_unstemmed As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
title_sort As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
author Silva, Olívia Coelho da
author_facet Silva, Olívia Coelho da
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Olívia Coelho da
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Leitura
Alfabetização
Assessment
Reading
Literacy
topic Avaliação
Leitura
Alfabetização
Assessment
Reading
Literacy
description SILVA, Olívia Coelho da; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza . IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 461-480.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T15:15:18Z
2018-10-03T15:15:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, O. C.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
identifier_str_mv Silva, O. C.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028784188686336