Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213 |
Resumo: | O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente. |
id |
UFLA_348d2af82aebc0c2d3079a554c3d8113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5213 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitadosTaxa de consumo de combustívelProblema de roteamento de veículosMinimizaçãoOtimização linearO consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.Malheiros, Neumar CostaPereira, Marluce RodriguesCastro, Cristiano Leite deFreire, Evelise Roman Corbalan GoisPinheiro, Daniel Henrique2015-03-17T13:58:00Z2015-03-17T13:58:00Z2015-03-172013-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-08T19:47:06Zoai:localhost:1/5213Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-08T19:47:06Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
title |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados Pinheiro, Daniel Henrique Taxa de consumo de combustível Problema de roteamento de veículos Minimização Otimização linear |
title_short |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
title_full |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
title_sort |
Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados |
author |
Pinheiro, Daniel Henrique |
author_facet |
Pinheiro, Daniel Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malheiros, Neumar Costa Pereira, Marluce Rodrigues Castro, Cristiano Leite de Freire, Evelise Roman Corbalan Gois |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Daniel Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Taxa de consumo de combustível Problema de roteamento de veículos Minimização Otimização linear |
topic |
Taxa de consumo de combustível Problema de roteamento de veículos Minimização Otimização linear |
description |
O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-04 2015-03-17T13:58:00Z 2015-03-17T13:58:00Z 2015-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835148369002496 |