Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Daniel Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
Resumo: O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.
id UFLA_348d2af82aebc0c2d3079a554c3d8113
oai_identifier_str oai:localhost:1/5213
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitadosTaxa de consumo de combustívelProblema de roteamento de veículosMinimizaçãoOtimização linearO consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.Malheiros, Neumar CostaPereira, Marluce RodriguesCastro, Cristiano Leite deFreire, Evelise Roman Corbalan GoisPinheiro, Daniel Henrique2015-03-17T13:58:00Z2015-03-17T13:58:00Z2015-03-172013-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-08T19:47:06Zoai:localhost:1/5213Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-08T19:47:06Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
title Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
Pinheiro, Daniel Henrique
Taxa de consumo de combustível
Problema de roteamento de veículos
Minimização
Otimização linear
title_short Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
title_full Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
title_sort Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados
author Pinheiro, Daniel Henrique
author_facet Pinheiro, Daniel Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiros, Neumar Costa
Pereira, Marluce Rodrigues
Castro, Cristiano Leite de
Freire, Evelise Roman Corbalan Gois
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Daniel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de consumo de combustível
Problema de roteamento de veículos
Minimização
Otimização linear
topic Taxa de consumo de combustível
Problema de roteamento de veículos
Minimização
Otimização linear
description O consumo de combustível dos veículos na distribuição de produtos é digno de atenção, tanto para logística de baixo carbono, quanto para redução do custo de distribuição. Os modelos clássicos de logística de distribuição geralmente são voltados para a minimização da distância, dando pouca atenção às propriedades de distribuição relacionadas a fatores como depreciação dos veículos, remuneração do capital, custos administrativos, IPVA/seguro obrigatório dos veículos e pessoal, desgaste dos pneus, óleo, lavagem, lubrificação, combustível, manutenção e pedágio. O consumo de combustível é afetado por muitas variáveis, como velocidade realizada durante a viagem, inclinação do terreno das vias, distância percorrida, entre outras. Este trabalho propõe uma extensão do modelo clássico do Problema de Roteamento de Veículos considerando a taxa de consumo de combustível. Este problema é resolvido através da técnica de programação linear. A função objetivo visa minimizar o custo com consumo de combustível dos veículos. Esse modelo foi implementado e validado utilizando o software CPLEX. Inicialmente foram realizados testes no qual as respostas obtidas foram analisadas com instâncias pequenas e verificou-se sua coerência com o problema real. Após esses testes inicias, foi realizada uma avaliação de desempenho para analisar o custo computacional da resolução do problema. Verificou-se que, para encontrar a solução ótima, o tempo de resposta cresce exponencialmente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04
2015-03-17T13:58:00Z
2015-03-17T13:58:00Z
2015-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
identifier_str_mv PINHEIRO, D. H. Desenvolvimento de um modelo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. 2013. 53 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835148369002496