O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suart, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34691
Resumo: RESUMEN: Este trabajo presenta el Proceso de Reflexión Orientada vivido por un licenciando en Química al elaborar, ministrar y analizar una secuencia de clases basadas en una perspectiva de enseñanza por investigación y para la promoción de del alfabetismo científico en la Secundaria. Los resultados muestran que el licenciando evolucionó respeto a las concepciones presentadas al iniciar su participación en el proceso reflexivo, utilizando referenciales teóricos sobre enseñanza por investigación, alfabetismo científico y exigencia cognitiva de las cuestiones para evaluar su práctica docente. Los resultados también evidencian las contribuciones del Proceso de Reflexión Orientada para la formación inicial docente, una vez que, con la orientación de la investigadora, el licenciando pudo cuestionar sus acciones y repensar su práctica, reconociendo sus dificultades, dilemas y conflictos.
id UFLA_47adad6a1029e39002e1d544005bd84e
oai_identifier_str oai:localhost:1/34691
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científicaEl proceso de reflexión orientada en la formación inicial de un licenciando en química con vistas a la enseñanza por investigación y la promoción del alfabetismo científicoPrática docenteAtuação pedagógicaPráctica docenteActuación pedagógicaRESUMEN: Este trabajo presenta el Proceso de Reflexión Orientada vivido por un licenciando en Química al elaborar, ministrar y analizar una secuencia de clases basadas en una perspectiva de enseñanza por investigación y para la promoción de del alfabetismo científico en la Secundaria. Los resultados muestran que el licenciando evolucionó respeto a las concepciones presentadas al iniciar su participación en el proceso reflexivo, utilizando referenciales teóricos sobre enseñanza por investigación, alfabetismo científico y exigencia cognitiva de las cuestiones para evaluar su práctica docente. Los resultados también evidencian las contribuciones del Proceso de Reflexión Orientada para la formación inicial docente, una vez que, con la orientación de la investigadora, el licenciando pudo cuestionar sus acciones y repensar su práctica, reconociendo sus dificultades, dilemas y conflictos.Esse trabalho apresenta o Processo de Reflexão Orientada (PRO) vivenciado por um licenciando de Química ao elaborar, ministrar e analisar uma sequência de aulas baseadas em uma perspectiva de ensino por investigação e para a promoção da alfabetização científica no Ensino Médio. Os resultados mostram que o licenciando evoluiu com relação às concepções apresentadas ao iniciar sua participação no processo reflexivo, utilizando referenciais teóricos sobre ensino por investigação, alfabetização científica e exigência cognitiva das questões para avaliar a sua prática docente. Os resultados também evidenciam as contribuições do Processo de Reflexão Orientada para a formação inicial docente, já que, com a orientação da pesquisadora, o licenciando pôde questionar suas ações e repensar sua prática, reconhecendo suas dificuldades, dilemas e conflitos.Universidade Federal de Minas Gerais2019-06-07T17:10:33Z2019-06-07T17:10:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34691Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSuart, Rita de CássiaMarcondes, Maria Eunice Ribeiropor2023-05-29T11:07:10Zoai:localhost:1/34691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-29T11:07:10Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
El proceso de reflexión orientada en la formación inicial de un licenciando en química con vistas a la enseñanza por investigación y la promoción del alfabetismo científico
title O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
spellingShingle O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
Suart, Rita de Cássia
Prática docente
Atuação pedagógica
Práctica docente
Actuación pedagógica
title_short O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
title_full O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
title_fullStr O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
title_full_unstemmed O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
title_sort O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica
author Suart, Rita de Cássia
author_facet Suart, Rita de Cássia
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suart, Rita de Cássia
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Atuação pedagógica
Práctica docente
Actuación pedagógica
topic Prática docente
Atuação pedagógica
Práctica docente
Actuación pedagógica
description RESUMEN: Este trabajo presenta el Proceso de Reflexión Orientada vivido por un licenciando en Química al elaborar, ministrar y analizar una secuencia de clases basadas en una perspectiva de enseñanza por investigación y para la promoción de del alfabetismo científico en la Secundaria. Los resultados muestran que el licenciando evolucionó respeto a las concepciones presentadas al iniciar su participación en el proceso reflexivo, utilizando referenciales teóricos sobre enseñanza por investigación, alfabetismo científico y exigencia cognitiva de las cuestiones para evaluar su práctica docente. Los resultados también evidencian las contribuciones del Proceso de Reflexión Orientada para la formación inicial docente, una vez que, con la orientación de la investigadora, el licenciando pudo cuestionar sus acciones y repensar su práctica, reconociendo sus dificultades, dilemas y conflictos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-07T17:10:33Z
2019-06-07T17:10:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34691
identifier_str_mv SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R. O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439188314554368