Professores formadores e suas concepções de alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12716 |
Resumo: | Trata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização. |
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Trata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização. |
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