Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carollina Martins de Paiva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Jacqueline Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47979
Resumo: In the present study, we seek to mobilize and analyze reflections of a group of five educators, through the creation and enjoyment of artistic works on school interdisciplinarity. Thus, we built a space of creation and artistic enjoyment with the educators, where each one elaborated a design that symbolized for itself the school interdisciplinarity, followed by sharing and dialogues about the works. The research was carried out in October 2019 and based on the results obtained, we could realize that collective moments of creation of artistic works, stimulating freedom of expression and autonomy, can be part of the pedagogical process and professional development of educators, promoting reflections and dialogues relevant to a consequent enlargement and deepening of knowledge of themselves and the world, referenced in the school context they are part of. Moreover, we understand that interdisciplinarity, in this context, is based on dialogicity, respect, unity and existing love.
id UFLA_483097c012a09d73ffab639e1908c639
oai_identifier_str oai:localhost:1/47979
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinarTeaching knowledge and senses in artistic expressions: Collective reflections in an interdisciplinary school contextInterdisciplinaridadeArteDiálogoSaberes docentesInterdisciplinarityArtDialogueTeaching knowledgeIn the present study, we seek to mobilize and analyze reflections of a group of five educators, through the creation and enjoyment of artistic works on school interdisciplinarity. Thus, we built a space of creation and artistic enjoyment with the educators, where each one elaborated a design that symbolized for itself the school interdisciplinarity, followed by sharing and dialogues about the works. The research was carried out in October 2019 and based on the results obtained, we could realize that collective moments of creation of artistic works, stimulating freedom of expression and autonomy, can be part of the pedagogical process and professional development of educators, promoting reflections and dialogues relevant to a consequent enlargement and deepening of knowledge of themselves and the world, referenced in the school context they are part of. Moreover, we understand that interdisciplinarity, in this context, is based on dialogicity, respect, unity and existing love.No presente estudo, buscamos mobilizar e analisar reflexões de um grupo de cinco educadoras, por meio da criação e da fruição de obras artísticas sobre a interdisciplinaridade escolar. Desse modo, construímos um espaço de criação e fruição artística com as educadoras, onde cada uma elaborou um desenho que simbolizasse para si a interdisciplinaridade escolar, seguido de compartilhamentos e diálogos sobre as obras. A pesquisa foi realizada em Outubro de 2019 e, com base nos resultados obtidos, pudemos perceber que momentos coletivos de criação de obras artísticas, estimulando a liberdade de expressão e a autonomia, podem fazer parte do processo pedagógico e de desenvolvimento profissional de educadores, promovendo reflexões e diálogos pertinentes para um consequente alargamento e aprofundamento do conhecimento de si e do mundo, referenciadas no contexto escolar que fazem parte. Ademais, compreendemos que a interdisciplinaridade, nesse contexto, está fundamentada na dialogicidade, no respeito, na união e no amor existente.Instituto Federal de Mato Grosso2021-08-27T18:46:14Z2021-08-27T18:46:14Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, C. M. de P.; ALVES, J. M. Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1499-1511, mai./ago. 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47979Revista Prática Docente (RPD)reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carollina Martins de PaivaAlves, Jacqueline Magalhãespor2021-08-27T18:46:39Zoai:localhost:1/47979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-27T18:46:39Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
Teaching knowledge and senses in artistic expressions: Collective reflections in an interdisciplinary school context
title Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
spellingShingle Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
Ribeiro, Carollina Martins de Paiva
Interdisciplinaridade
Arte
Diálogo
Saberes docentes
Interdisciplinarity
Art
Dialogue
Teaching knowledge
title_short Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
title_full Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
title_fullStr Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
title_full_unstemmed Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
title_sort Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar
author Ribeiro, Carollina Martins de Paiva
author_facet Ribeiro, Carollina Martins de Paiva
Alves, Jacqueline Magalhães
author_role author
author2 Alves, Jacqueline Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carollina Martins de Paiva
Alves, Jacqueline Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Arte
Diálogo
Saberes docentes
Interdisciplinarity
Art
Dialogue
Teaching knowledge
topic Interdisciplinaridade
Arte
Diálogo
Saberes docentes
Interdisciplinarity
Art
Dialogue
Teaching knowledge
description In the present study, we seek to mobilize and analyze reflections of a group of five educators, through the creation and enjoyment of artistic works on school interdisciplinarity. Thus, we built a space of creation and artistic enjoyment with the educators, where each one elaborated a design that symbolized for itself the school interdisciplinarity, followed by sharing and dialogues about the works. The research was carried out in October 2019 and based on the results obtained, we could realize that collective moments of creation of artistic works, stimulating freedom of expression and autonomy, can be part of the pedagogical process and professional development of educators, promoting reflections and dialogues relevant to a consequent enlargement and deepening of knowledge of themselves and the world, referenced in the school context they are part of. Moreover, we understand that interdisciplinarity, in this context, is based on dialogicity, respect, unity and existing love.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08
2021-08-27T18:46:14Z
2021-08-27T18:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, C. M. de P.; ALVES, J. M. Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1499-1511, mai./ago. 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47979
identifier_str_mv RIBEIRO, C. M. de P.; ALVES, J. M. Saberes e sentidos docentes em expressões artísticas: reflexões coletivas em um contexto escolar interdisciplinar. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1499-1511, mai./ago. 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (RPD)
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835065310248960