UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383 |
Resumo: | Black feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy. |
id |
UFLA_48fc83f9a29e5f4087f0275d050548fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/33383 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolasFeminismo negroRelações raciaisRelações de gêneroEducação infantilBlack feminismRacial and gender relationsEarly childhood educationBlack feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy.O feminismo negro no Brasil vem conquistando espaços tanto no âmbito acadêmico quanto social, promovendo debates, releituras e autocríticas aos retrocessos no campo dos direitos sociais, ao mesmo tempo em que busca desarmar as estruturas eurocêntricas de representação do povo negro, descolonizando a iconografia pejorativa em torno da sua ancestralidade historicamente marcada pela sociedade racista, hetero-patriarcal, misógina e capitalista. Assim, este artigo procura discutir as infâncias e as relações raciais e de gênero no espaço da educação infantil, pressupondo que esse é um lugar de escuta, de diversas linguagens, bem como de valorização de saberes produzidos para além da colonialidade. Trata-se de uma pesquisa construída na intersecção entre os aportes africanos e afro-brasileiros, pensamento feminista negro e a perspectiva ubuntu que tem como foco o coletivo, buscando a ampliação das nossas percepções a respeito da sororidade e da educação dos bebês e das crianças pequenas, com vistas à construção de uma pedagogia da infância descolonizadora.Universidade Estadual do Rio de Janeiro2019-04-01T12:24:37Z2019-04-01T12:24:37Z2018-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383Teiasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Artur OrielSantiago, FlavioSouza, Ellen Gonzaga Limapor2023-05-08T13:07:13Zoai:localhost:1/33383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:07:13Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
title |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
spellingShingle |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas Pereira, Artur Oriel Feminismo negro Relações raciais Relações de gênero Educação infantil Black feminism Racial and gender relations Early childhood education |
title_short |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
title_full |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
title_fullStr |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
title_full_unstemmed |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
title_sort |
UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas |
author |
Pereira, Artur Oriel |
author_facet |
Pereira, Artur Oriel Santiago, Flavio Souza, Ellen Gonzaga Lima |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Flavio Souza, Ellen Gonzaga Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Artur Oriel Santiago, Flavio Souza, Ellen Gonzaga Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo negro Relações raciais Relações de gênero Educação infantil Black feminism Racial and gender relations Early childhood education |
topic |
Feminismo negro Relações raciais Relações de gênero Educação infantil Black feminism Racial and gender relations Early childhood education |
description |
Black feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04 2019-04-01T12:24:37Z 2019-04-01T12:24:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teias reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835138049966080 |