UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Artur Oriel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santiago, Flavio, Souza, Ellen Gonzaga Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383
Resumo: Black feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy.
id UFLA_48fc83f9a29e5f4087f0275d050548fc
oai_identifier_str oai:localhost:1/33383
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolasFeminismo negroRelações raciaisRelações de gêneroEducação infantilBlack feminismRacial and gender relationsEarly childhood educationBlack feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy.O feminismo negro no Brasil vem conquistando espaços tanto no âmbito acadêmico quanto social, promovendo debates, releituras e autocríticas aos retrocessos no campo dos direitos sociais, ao mesmo tempo em que busca desarmar as estruturas eurocêntricas de representação do povo negro, descolonizando a iconografia pejorativa em torno da sua ancestralidade historicamente marcada pela sociedade racista, hetero-patriarcal, misógina e capitalista. Assim, este artigo procura discutir as infâncias e as relações raciais e de gênero no espaço da educação infantil, pressupondo que esse é um lugar de escuta, de diversas linguagens, bem como de valorização de saberes produzidos para além da colonialidade. Trata-se de uma pesquisa construída na intersecção entre os aportes africanos e afro-brasileiros, pensamento feminista negro e a perspectiva ubuntu que tem como foco o coletivo, buscando a ampliação das nossas percepções a respeito da sororidade e da educação dos bebês e das crianças pequenas, com vistas à construção de uma pedagogia da infância descolonizadora.Universidade Estadual do Rio de Janeiro2019-04-01T12:24:37Z2019-04-01T12:24:37Z2018-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383Teiasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Artur OrielSantiago, FlavioSouza, Ellen Gonzaga Limapor2023-05-08T13:07:13Zoai:localhost:1/33383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:07:13Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
title UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
spellingShingle UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
Pereira, Artur Oriel
Feminismo negro
Relações raciais
Relações de gênero
Educação infantil
Black feminism
Racial and gender relations
Early childhood education
title_short UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
title_full UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
title_fullStr UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
title_full_unstemmed UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
title_sort UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas
author Pereira, Artur Oriel
author_facet Pereira, Artur Oriel
Santiago, Flavio
Souza, Ellen Gonzaga Lima
author_role author
author2 Santiago, Flavio
Souza, Ellen Gonzaga Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Artur Oriel
Santiago, Flavio
Souza, Ellen Gonzaga Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo negro
Relações raciais
Relações de gênero
Educação infantil
Black feminism
Racial and gender relations
Early childhood education
topic Feminismo negro
Relações raciais
Relações de gênero
Educação infantil
Black feminism
Racial and gender relations
Early childhood education
description Black feminism in Brazil has been gaining space both in academic and social domains, promoting debates, reinterpretation and self-criticism of setbacks in the field of social rights, at the same time as it seeks to disarm the Eurocentric structures of representation of black people, decolonizing the pejorative iconography about its ancestry historically marked by a racist, heteropatriarchal, misogynist and capitalist society. Thus, this article aims to discuss the childhoods and the racial and gender relations in the area of early childhood education, assuming that this is a place of listening, of different languages, as well as recognition of knowledge produced beyond coloniality. It is a research carried out at the intersection of African and AfroBrazilian contributions, black-feminist thinking and the ubuntu perspective whose focus is the collective, seeking to broaden our perceptions in regard of the sorority and the education of infants and young children, aiming the construction of a decolonizing childhood pedagogy.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04
2019-04-01T12:24:37Z
2019-04-01T12:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383
identifier_str_mv PEREIRA, A. O.; SANTIAGO, F.; SOUZA, E. G. L. UBUNTU: acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 314-329, abr./jun. 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Teias
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835138049966080