O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257 |
Resumo: | Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet |
id |
UNICAMP-30_3a7f9b4e61d14b4e0750842ac64e0f72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1234575 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançarThe initial reception of black babies in the daycare space : aspects to consider and challenges to be achievedEducação infantilAcolhimentoRelações étnicasRelações raciaisEarly Childhood EducationReceptionEthnic relationsRacial relationsOrientador: Gabriela Guarnieri de Campos TebetDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou acompanhar oito bebês negros e negras que ingressaram em creches da rede pública no ano de 2019. Seu principal objetivo foca na ação de buscar compreender, no contexto das relações étnico-raciais, o que significa ingressar bebês negros e negras nos ambientes de Educação Infantil. Partimos do pressuposto de que, quando bebês negros e negras começam a frequentar a creche, além de existir a possibilidade de serem submetidos a um conjunto de novas experiências sociais, que terão por finalidade adequá-los a uma nova rotina, a um novo contexto social, a novos hábitos e referências, há também a possibilidade de os bebês serem inseridos em um espaço que apresenta, de modo sistemático, por meio das interações, dos discursos, das imagens, dos materiais disponibilizados, das propostas e práticas políticas e pedagógicas, um grupo de elementos que desconsidera a presença da população negra na constituição da sociedade brasileira, promovendo assim, o apagamento de suas identidades étnico-raciais. No entanto, interligando essa questão com a ideia de acolhimento, recentemente difundida no campo da Educação Infantil, compreendemos que os processos de acolhimento inicial desenvolvidos durante os primeiros dias de frequência aos espaços da creche necessitam atentar-se para as especificidades e particulares de cada bebê, de cada criança, de cada família, sobretudo dos bebês, das crianças e das famílias negras. A pesquisa foi realizada em cinco centros de Educação Infantil situados em quatro municípios, três no estado de São Paulo e um no estado da Bahia. Para realização da coleta de dados, foram utilizadas entrevistas, questionários abertos e fechados, registros fílmicos e fotográficos e a cartografia de bebês proposta por Tebet (2013). Mobilizou-se estudos produzidos no campo das Relações Étnico-Raciais, como também pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Infantil que versam acerca dos temas acolhimento, adaptação e inserimento para promover a análise dos dados. Constatou-se que, para além de acolher pessoas recém-chegadas ao espaço da creche, entendemos que também é necessário promover o acolhimento étnico-racial nos espaços da creche desde o primeiro contato com as famílias para que as identidades raciais sejam preservadas e respeitadas dentro e fora do espaço doméstico. Ao mesmo tempo, acreditamos que a chegada dos bebês negros e negras no contexto da Educação Infantil nos permite insurgir novos modos de se relacionar com as diferenças existentes em uma sociedade plural e romper com estruturas de dominação. No entanto, para que isso aconteça, consideramos que é necessário que toda a comunidade escolar tome ciência da presença do racismo estrutural e seus efeitos nos espaços sociaisAbstract: This research sought to accompany eight black babies who entered the public daycare center in 2019. Its main objective focuses on the action of seek to understand, in the context of race relations, what it means to enter black babies in the daycare environment. We start from the assumption that when black babies start attending daycare, in addition to the possibility of them being subjected to a set of new social experiences that will have the purpose of adapting them to a new routine, to a new social context, to new habits and references, there is also the possibility of babies being inserted in a space which systematically presents, through interactions, speeches, images, materials made available, political and pedagogical proposals and practices, a group of elements that disregard the presence of the black population in the constitution of Brazilian society. However, linking these issues with the ideas of reception, recently disseminated in the field of early childhood education, we understand that the processes of initial reception developed during the first days of attending daycare spaces, they need to pay attention to the specifics and particulars of each baby, each child, each family, especially babies, children and black families. The research was carried out in five municipal centers for early childhood education located in four municipalities, three in the state of São Paulo and one in the state of Bahia. To perform the data collection we used interviews, open and closed questionnaires, film and photographic records and the cartography of babies proposed by Tebet (2013). Studies produced in the field of Ethnic-Racial Relations were mobilized, as well as, research developed in the field of early childhood education that deal with the themes of reception, adaptation and insertion to promote data analysis. It was found that, in addition to welcoming newcomers to the daycare center, we understand that it is also necessary to promote ethnic-racial welcoming in the daycare center from the first contact with families so that racial identities are preserved and respected inside and outside the home. At the same time, we believe that the arrival of black babies in the context of early childhood education allows us to rise to new ways of relating to existing differences in a plural society and breaking with structures of domination. However, for this to happen, we consider that it is necessary for the entire school community to become aware of the presence of structural racism and its effects in spaceMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-Jovino, Ione da SilvaLins, Heloísa Andreia de MatosSouza, Ellen Gonzaga LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Natália Lopes dos, 1985-20212021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234575Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T11:16:18Zoai::1234575Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-12-20T11:16:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar The initial reception of black babies in the daycare space : aspects to consider and challenges to be achieved |
title |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
spellingShingle |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar Santos, Natália Lopes dos, 1985- Educação infantil Acolhimento Relações étnicas Relações raciais Early Childhood Education Reception Ethnic relations Racial relations |
title_short |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
title_full |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
title_fullStr |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
title_full_unstemmed |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
title_sort |
O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar |
author |
Santos, Natália Lopes dos, 1985- |
author_facet |
Santos, Natália Lopes dos, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981- Jovino, Ione da Silva Lins, Heloísa Andreia de Matos Souza, Ellen Gonzaga Lima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Natália Lopes dos, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Acolhimento Relações étnicas Relações raciais Early Childhood Education Reception Ethnic relations Racial relations |
topic |
Educação infantil Acolhimento Relações étnicas Relações raciais Early Childhood Education Reception Ethnic relations Racial relations |
description |
Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-05-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257 SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234575 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189178853818368 |