O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália Lopes dos, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257
Resumo: Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
id UNICAMP-30_3a7f9b4e61d14b4e0750842ac64e0f72
oai_identifier_str oai::1234575
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançarThe initial reception of black babies in the daycare space : aspects to consider and challenges to be achievedEducação infantilAcolhimentoRelações étnicasRelações raciaisEarly Childhood EducationReceptionEthnic relationsRacial relationsOrientador: Gabriela Guarnieri de Campos TebetDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou acompanhar oito bebês negros e negras que ingressaram em creches da rede pública no ano de 2019. Seu principal objetivo foca na ação de buscar compreender, no contexto das relações étnico-raciais, o que significa ingressar bebês negros e negras nos ambientes de Educação Infantil. Partimos do pressuposto de que, quando bebês negros e negras começam a frequentar a creche, além de existir a possibilidade de serem submetidos a um conjunto de novas experiências sociais, que terão por finalidade adequá-los a uma nova rotina, a um novo contexto social, a novos hábitos e referências, há também a possibilidade de os bebês serem inseridos em um espaço que apresenta, de modo sistemático, por meio das interações, dos discursos, das imagens, dos materiais disponibilizados, das propostas e práticas políticas e pedagógicas, um grupo de elementos que desconsidera a presença da população negra na constituição da sociedade brasileira, promovendo assim, o apagamento de suas identidades étnico-raciais. No entanto, interligando essa questão com a ideia de acolhimento, recentemente difundida no campo da Educação Infantil, compreendemos que os processos de acolhimento inicial desenvolvidos durante os primeiros dias de frequência aos espaços da creche necessitam atentar-se para as especificidades e particulares de cada bebê, de cada criança, de cada família, sobretudo dos bebês, das crianças e das famílias negras. A pesquisa foi realizada em cinco centros de Educação Infantil situados em quatro municípios, três no estado de São Paulo e um no estado da Bahia. Para realização da coleta de dados, foram utilizadas entrevistas, questionários abertos e fechados, registros fílmicos e fotográficos e a cartografia de bebês proposta por Tebet (2013). Mobilizou-se estudos produzidos no campo das Relações Étnico-Raciais, como também pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Infantil que versam acerca dos temas acolhimento, adaptação e inserimento para promover a análise dos dados. Constatou-se que, para além de acolher pessoas recém-chegadas ao espaço da creche, entendemos que também é necessário promover o acolhimento étnico-racial nos espaços da creche desde o primeiro contato com as famílias para que as identidades raciais sejam preservadas e respeitadas dentro e fora do espaço doméstico. Ao mesmo tempo, acreditamos que a chegada dos bebês negros e negras no contexto da Educação Infantil nos permite insurgir novos modos de se relacionar com as diferenças existentes em uma sociedade plural e romper com estruturas de dominação. No entanto, para que isso aconteça, consideramos que é necessário que toda a comunidade escolar tome ciência da presença do racismo estrutural e seus efeitos nos espaços sociaisAbstract: This research sought to accompany eight black babies who entered the public daycare center in 2019. Its main objective focuses on the action of seek to understand, in the context of race relations, what it means to enter black babies in the daycare environment. We start from the assumption that when black babies start attending daycare, in addition to the possibility of them being subjected to a set of new social experiences that will have the purpose of adapting them to a new routine, to a new social context, to new habits and references, there is also the possibility of babies being inserted in a space which systematically presents, through interactions, speeches, images, materials made available, political and pedagogical proposals and practices, a group of elements that disregard the presence of the black population in the constitution of Brazilian society. However, linking these issues with the ideas of reception, recently disseminated in the field of early childhood education, we understand that the processes of initial reception developed during the first days of attending daycare spaces, they need to pay attention to the specifics and particulars of each baby, each child, each family, especially babies, children and black families. The research was carried out in five municipal centers for early childhood education located in four municipalities, three in the state of São Paulo and one in the state of Bahia. To perform the data collection we used interviews, open and closed questionnaires, film and photographic records and the cartography of babies proposed by Tebet (2013). Studies produced in the field of Ethnic-Racial Relations were mobilized, as well as, research developed in the field of early childhood education that deal with the themes of reception, adaptation and insertion to promote data analysis. It was found that, in addition to welcoming newcomers to the daycare center, we understand that it is also necessary to promote ethnic-racial welcoming in the daycare center from the first contact with families so that racial identities are preserved and respected inside and outside the home. At the same time, we believe that the arrival of black babies in the context of early childhood education allows us to rise to new ways of relating to existing differences in a plural society and breaking with structures of domination. However, for this to happen, we consider that it is necessary for the entire school community to become aware of the presence of structural racism and its effects in spaceMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-Jovino, Ione da SilvaLins, Heloísa Andreia de MatosSouza, Ellen Gonzaga LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Natália Lopes dos, 1985-20212021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234575Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T11:16:18Zoai::1234575Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-12-20T11:16:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
The initial reception of black babies in the daycare space : aspects to consider and challenges to be achieved
title O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
spellingShingle O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
Santos, Natália Lopes dos, 1985-
Educação infantil
Acolhimento
Relações étnicas
Relações raciais
Early Childhood Education
Reception
Ethnic relations
Racial relations
title_short O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
title_full O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
title_fullStr O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
title_full_unstemmed O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
title_sort O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche : aspectos a considerar e desafios a alcançar
author Santos, Natália Lopes dos, 1985-
author_facet Santos, Natália Lopes dos, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-
Jovino, Ione da Silva
Lins, Heloísa Andreia de Matos
Souza, Ellen Gonzaga Lima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natália Lopes dos, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Acolhimento
Relações étnicas
Relações raciais
Early Childhood Education
Reception
Ethnic relations
Racial relations
topic Educação infantil
Acolhimento
Relações étnicas
Relações raciais
Early Childhood Education
Reception
Ethnic relations
Racial relations
description Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257
SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257
identifier_str_mv SANTOS, Natália Lopes dos. O acolhimento inicial de bebês negros e negras nos espaços da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2257. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234575
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189178853818368