Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796 |
Resumo: | This article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government. |
id |
UFLA_491484cec7f31173721f957d51a708eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50796 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentoLarge-scale evaluation for literacy and learning rights in portugueselanguage: between approaches and distancingAvaliaçãoAlfabetizaçãoDireitos de aprendizagemLíngua PortuguesaEvaluationLiteracyLearning rightsPortuguese languageThis article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government.Neste artigo,busca-se refletir sobre as relações entre as matrizes de referência utilizadas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do Ciclo Inicial de Alfabetização, com intuito de problematizar as relações estabelecidas entre eles. Tanto a ANA, quanto os direitos de aprendizagem consolidaram-se no cenário nacional como eixos norteadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, deanálise documental, com ênfase em aspectos descritivos e reflexivos de documentos oficiais relacionados aos eixos norteadores do Pnaic. O estudo evidenciou um alinhamento entre os direitos de aprendizagem definidos no eixo da formação continuada do Pnaice as políticas de avaliação propostas pelo governo federal.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)2022-08-02T20:44:50Z2022-08-02T20:44:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796Revista e-Curriculumreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Giovanna RodriguesGoulart, Ilsa do Carmo VieiraSousa, Lenise Teixeira depor2022-08-02T20:44:51Zoai:localhost:1/50796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-08-02T20:44:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento Large-scale evaluation for literacy and learning rights in portugueselanguage: between approaches and distancing |
title |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
spellingShingle |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento Cabral, Giovanna Rodrigues Avaliação Alfabetização Direitos de aprendizagem Língua Portuguesa Evaluation Literacy Learning rights Portuguese language |
title_short |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
title_full |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
title_fullStr |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
title_full_unstemmed |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
title_sort |
Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento |
author |
Cabral, Giovanna Rodrigues |
author_facet |
Cabral, Giovanna Rodrigues Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Sousa, Lenise Teixeira de |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Sousa, Lenise Teixeira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Giovanna Rodrigues Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Sousa, Lenise Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Alfabetização Direitos de aprendizagem Língua Portuguesa Evaluation Literacy Learning rights Portuguese language |
topic |
Avaliação Alfabetização Direitos de aprendizagem Língua Portuguesa Evaluation Literacy Learning rights Portuguese language |
description |
This article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-08-02T20:44:50Z 2022-08-02T20:44:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796 |
identifier_str_mv |
CABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-Curriculum reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550054294454272 |