Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Giovanna Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira, Sousa, Lenise Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796
Resumo: This article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government.
id UFLA_491484cec7f31173721f957d51a708eb
oai_identifier_str oai:localhost:1/50796
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentoLarge-scale evaluation for literacy and learning rights in portugueselanguage: between approaches and distancingAvaliaçãoAlfabetizaçãoDireitos de aprendizagemLíngua PortuguesaEvaluationLiteracyLearning rightsPortuguese languageThis article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government.Neste artigo,busca-se refletir sobre as relações entre as matrizes de referência utilizadas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do Ciclo Inicial de Alfabetização, com intuito de problematizar as relações estabelecidas entre eles. Tanto a ANA, quanto os direitos de aprendizagem consolidaram-se no cenário nacional como eixos norteadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, deanálise documental, com ênfase em aspectos descritivos e reflexivos de documentos oficiais relacionados aos eixos norteadores do Pnaic. O estudo evidenciou um alinhamento entre os direitos de aprendizagem definidos no eixo da formação continuada do Pnaice as políticas de avaliação propostas pelo governo federal.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)2022-08-02T20:44:50Z2022-08-02T20:44:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796Revista e-Curriculumreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Giovanna RodriguesGoulart, Ilsa do Carmo VieiraSousa, Lenise Teixeira depor2022-08-02T20:44:51Zoai:localhost:1/50796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-08-02T20:44:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
Large-scale evaluation for literacy and learning rights in portugueselanguage: between approaches and distancing
title Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
spellingShingle Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
Cabral, Giovanna Rodrigues
Avaliação
Alfabetização
Direitos de aprendizagem
Língua Portuguesa
Evaluation
Literacy
Learning rights
Portuguese language
title_short Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
title_full Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
title_fullStr Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
title_full_unstemmed Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
title_sort Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamento
author Cabral, Giovanna Rodrigues
author_facet Cabral, Giovanna Rodrigues
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Sousa, Lenise Teixeira de
author_role author
author2 Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Sousa, Lenise Teixeira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Giovanna Rodrigues
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Sousa, Lenise Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Alfabetização
Direitos de aprendizagem
Língua Portuguesa
Evaluation
Literacy
Learning rights
Portuguese language
topic Avaliação
Alfabetização
Direitos de aprendizagem
Língua Portuguesa
Evaluation
Literacy
Learning rights
Portuguese language
description This article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaiccontinuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-08-02T20:44:50Z
2022-08-02T20:44:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796
identifier_str_mv CABRAL, G. R.; GOULART, I. do C. V.; SOUSA, L. T. de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: entre aproximações e distanciamentos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19,n. 4, p. 1627-1649, out./dez. 2021.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-Curriculum
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550054294454272