Ajustes no time UFLA2D no domínio de futebol de robôs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31299 |
Resumo: | O futebol de robôs surgiu como uma alternativa educacional e de pesquisa para o desenvolvimento de Inteligências Artificiais e Robótica Inteligente. Apesar de aparentemente ser um simples "brinquedo", a competição entre robôs visa o aperfeiçoamento do controle individual de robôs móveis e da coordenação entre múltiplos robôs. Este trabalho descreve a simulação em duas dimensões do futebol de robôs, detalhando a estrutura do ambiente de simulação, do ambiente de desenvolvimento e do futebol de robôs, objetivando o incentivo aos estudantes e pesquisadores da área. Para isto, realizou-se diversos testes e análises para subsidiar equipes que desejam ingressar nesse ramo, sendo apontadas características positivas e negativas dos times-base mais utilizados. Ao final da bateria de testes, concluiu-se que o melhor time básico a ser adotado é o HELIOS_base que obteve os melhores resultados nos confrontos diretos nas partidas. |
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