Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Lorrany Ramos do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37974
Resumo: Óleo de café verde pode ser extraído por solventes e é utilizado na indústria de alimentos, farmacêutica e na produção de cosméticos, sendo a temperatura um dos parâmetros que influenciam no desempenho da extração por solventes. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da temperatura na solubilidade do óleo de café verde nos solventes isopropanol e etanol entre as temperaturas de 298K a 328K, e quantificar a razão mássica de solvente na fase rafinado e extrato, caracterizar o óleo com relação ao seu teor de ácidos graxos livre, a oxidação do óleo, e determinar o coeficiente de expansão térmica. A miscibilidade entre o etanol e óleo aumenta à medida que a temperatura se eleva, com isapropanol determinou-se que em 298 K os compostos se solubilizam por completo. O perfil de ácidos graxos foi encontrado através de cromatografia gasosa, observando que os principais compostos encontrados foram ácidos linoleico e palmítico. Com relação ao índice de acidez foi encontrado 4,768 ± 0,013 mg de KOH/g de óleo e o índice de iodo obtido 93,2628 g I2 / 100g de óleo.O coeficiente de expansão térmica obtido foi 5,8359X10-4 °C, observou-se que o óleo de café verde apresenta algumas características similares a outros óleos estudados e uma solubilidade crescente com aumento da temperatura, sendo o isopropanol com melhor eficiência.
id UFLA_51c5af59f42b3592889276f56c4d9830
oai_identifier_str oai:localhost:1/37974
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanolextração por solventesóleos vegetaisÓleo de café verde pode ser extraído por solventes e é utilizado na indústria de alimentos, farmacêutica e na produção de cosméticos, sendo a temperatura um dos parâmetros que influenciam no desempenho da extração por solventes. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da temperatura na solubilidade do óleo de café verde nos solventes isopropanol e etanol entre as temperaturas de 298K a 328K, e quantificar a razão mássica de solvente na fase rafinado e extrato, caracterizar o óleo com relação ao seu teor de ácidos graxos livre, a oxidação do óleo, e determinar o coeficiente de expansão térmica. A miscibilidade entre o etanol e óleo aumenta à medida que a temperatura se eleva, com isapropanol determinou-se que em 298 K os compostos se solubilizam por completo. O perfil de ácidos graxos foi encontrado através de cromatografia gasosa, observando que os principais compostos encontrados foram ácidos linoleico e palmítico. Com relação ao índice de acidez foi encontrado 4,768 ± 0,013 mg de KOH/g de óleo e o índice de iodo obtido 93,2628 g I2 / 100g de óleo.O coeficiente de expansão térmica obtido foi 5,8359X10-4 °C, observou-se que o óleo de café verde apresenta algumas características similares a outros óleos estudados e uma solubilidade crescente com aumento da temperatura, sendo o isopropanol com melhor eficiência.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Ciência dos AlimentosCarvalho, Gabriel RibeiroCarvalho, Gabriel RibeiroQueiroz, FabianaPeres, Alexandre de PaulaCarmo, Lorrany Ramos do2019-12-03T12:57:10Z2019-12-03T12:57:10Z2019-12-032019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-12-03T12:57:10Zoai:localhost:1/37974Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-12-03T12:57:10Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
title Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
spellingShingle Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
Carmo, Lorrany Ramos do
extração por solventes
óleos vegetais
title_short Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
title_full Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
title_fullStr Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
title_full_unstemmed Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
title_sort Caracterização do óleo de café verde e a solubilidade em etanol e isopropanol
author Carmo, Lorrany Ramos do
author_facet Carmo, Lorrany Ramos do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Gabriel Ribeiro
Carvalho, Gabriel Ribeiro
Queiroz, Fabiana
Peres, Alexandre de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Lorrany Ramos do
dc.subject.por.fl_str_mv extração por solventes
óleos vegetais
topic extração por solventes
óleos vegetais
description Óleo de café verde pode ser extraído por solventes e é utilizado na indústria de alimentos, farmacêutica e na produção de cosméticos, sendo a temperatura um dos parâmetros que influenciam no desempenho da extração por solventes. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da temperatura na solubilidade do óleo de café verde nos solventes isopropanol e etanol entre as temperaturas de 298K a 328K, e quantificar a razão mássica de solvente na fase rafinado e extrato, caracterizar o óleo com relação ao seu teor de ácidos graxos livre, a oxidação do óleo, e determinar o coeficiente de expansão térmica. A miscibilidade entre o etanol e óleo aumenta à medida que a temperatura se eleva, com isapropanol determinou-se que em 298 K os compostos se solubilizam por completo. O perfil de ácidos graxos foi encontrado através de cromatografia gasosa, observando que os principais compostos encontrados foram ácidos linoleico e palmítico. Com relação ao índice de acidez foi encontrado 4,768 ± 0,013 mg de KOH/g de óleo e o índice de iodo obtido 93,2628 g I2 / 100g de óleo.O coeficiente de expansão térmica obtido foi 5,8359X10-4 °C, observou-se que o óleo de café verde apresenta algumas características similares a outros óleos estudados e uma solubilidade crescente com aumento da temperatura, sendo o isopropanol com melhor eficiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T12:57:10Z
2019-12-03T12:57:10Z
2019-12-03
2019-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37974
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Ciência dos Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Ciência dos Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835145432989696