Alterações da rede logística e expansão do mercado de leite longa vida no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo S.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Santos, Cárliton Vieira dos, Teixeira, Sérgio Rustichelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/295
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8872
Resumo: O agronegócio do leite no Brasil tem passado por transformações, sendo uma dessas a rápida e crescente participação do leite longa vida. Nesse sentido, por este trabalho procura evidenciar o processo de transformação da logística na coleta do leite e apresentar aspectos do mercado do longa vida possibilitados por essa nova realidade do setor. No que diz respeito à logística, uma das áreas mais sensíveis ao problema de redução de custos nessa cadeia encontra-se na coleta e no transporte do leite da fazenda ao laticínio. A granelização tem implicado amplas possibilidades de redução de custos de transporte e melhoria da qualidade do produto. A razão disso são os menores custos unitários da coleta (R$/l) em função das possibilidades de utilização de caminhões de maior capacidade de carga e da coleta em dias alternados, enquanto se reduzem as perdas por desclassificação do leite. No aspecto referente ao custo de transporte, chama-se a atenção para a associação do aumento da escala de produção com a redução do frete. O aprimoramento da logística, pode proporcionar vários desdobramentos que atuam em favor das empresas como forças competitivas num mercado que tem como padrão de concorrência o preço. O produto em melhores condições de qualidade possibilita estratégias agressivas por parte dos laticínios e o alcance de mercados mais longínquos da localização da indústria.
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