Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malvezzi, Felipe de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1229
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para obtenção do título de Mestre.
id UFLA_5ab04574695c82e55c3eccacc428f384
oai_identifier_str oai:localhost:1/1229
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileirasMarketing of patents to innovation: a multicase study in brazilian universitiesGestão da inovaçãoDifusão de inovaçõesTransferência de tecnologiaPropriedade intelectualInnovation managementDiffusion of innovationsTechnology transferIntellectual propertyCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para obtenção do título de Mestre.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)Gestão Estratégica, Marketing e InovaçãoFormas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação tem sido discutidas tanto pela academia quanto pelos órgãos financiadores visando gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação. O pressuposto para esta investigação é que a utilização das estratégias de marketing constitui um aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes quando se vislumbra a inovação tecnológica. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa fundamentada em referencial teórico, documental, entrevistas e estudo multicaso. Após levantamento e análise dos dados envolvendo a UNICAMP, USP e UFMG na promoção e comercialização de seus registros de patentes, observou-se que as principais práticas de marketing identificadas foram: inventário e classificação de patentes, agentes de inovação, comunicação integrada de marketing, vitrine tecnológica, resumo executivo de patentes, promoção de eventos e visitas institucionais. Conclui-se ainda, no contexto do marketing na gestão da inovação na universidade, que o maior desafio é conseguir trabalhar a inovação radical e a incremental de forma diferente e simultaneamente, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico a curto e longo prazo.Ways to make patents Brazilian universities in innovation has been discussed both by academia and by the funding agencies in order to generate, in addition to knowledge, social and economic benefits to the university and to society in general. In this sense, this research aimed to understand the strategies and marketing practices developed by Brazilian universities for the promotion and commercialization of patent records, aiming at innovation. The assumption for this research is that the use of marketing strategies is a necessary and fundamental for the successful transfer of patents when it sees technological innovation. The research is exploratory qualitative approach based on references, interviews and multi case study. After gathering and analyzing data involving UNICAMP, USP and UFMG in promoting and marketing your patents, it was observed that the main marketing practices identified were: inventory and classification of patents, agents of innovation, integrated marketing communication, technological showcase, executive summary of patents, event promotion and institutional visits. We also conclude, in the context of marketing innovation management at the university, the biggest challenge is to work radical and incremental innovation differently and simultaneously, since both are necessary for scientific and technological development in the short and long term.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILRezende, Daniel Carvalho deZambalde, André LuizTonelli, Dany FlávioSouki, Gustavo QuirogaMalvezzi, Felipe de Almeida2013-10-16T16:56:50Z2013-10-16T16:56:50Z201320132013-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMALVEZZI, F. de A. Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras. 2013. 108 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1229info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2013-10-16T16:57:01Zoai:localhost:1/1229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2013-10-16T16:57:01Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
Marketing of patents to innovation: a multicase study in brazilian universities
title Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
spellingShingle Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
Malvezzi, Felipe de Almeida
Gestão da inovação
Difusão de inovações
Transferência de tecnologia
Propriedade intelectual
Innovation management
Diffusion of innovations
Technology transfer
Intellectual property
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
title_full Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
title_fullStr Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
title_full_unstemmed Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
title_sort Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras
author Malvezzi, Felipe de Almeida
author_facet Malvezzi, Felipe de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Daniel Carvalho de
Zambalde, André Luiz
Tonelli, Dany Flávio
Souki, Gustavo Quiroga
dc.contributor.author.fl_str_mv Malvezzi, Felipe de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da inovação
Difusão de inovações
Transferência de tecnologia
Propriedade intelectual
Innovation management
Diffusion of innovations
Technology transfer
Intellectual property
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Gestão da inovação
Difusão de inovações
Transferência de tecnologia
Propriedade intelectual
Innovation management
Diffusion of innovations
Technology transfer
Intellectual property
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16T16:56:50Z
2013-10-16T16:56:50Z
2013
2013
2013-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALVEZZI, F. de A. Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras. 2013. 108 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1229
identifier_str_mv MALVEZZI, F. de A. Marketing de patentes à inovação: um estudo multicaso em universidades brasileiras. 2013. 108 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835063809736704