Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mateus Henrique Lacerda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30622
Resumo: Após a efetivação da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 e com a estabilização monetária, em meados dos anos 1990, veio à tona a difícil situação fiscal dos entes federativos, trazendo para dentro do poder público, questões como o ajuste fiscal e o controle dos gastos públicos, gerando a necessidade de se criarem normas mais rígidas para as finanças públicas. Assim foi instituída a Lei Complementar Nº 101 de 4 de maio de 2000, conhecida publicamente como Lei de Responsabilidade Fiscal, que orienta os agentes públicos a cumprir normas e limites para administrar finanças, prestando contas de quanto e como gastam os recursos da sociedade. Dentro deste contexto, surgiu o problema da presente pesquisa: as contas anuais municipais submetidas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG observam os dispostos da LRF? Portanto o objetivo desse trabalho é verificar, a partir do parecer prévio emitido pelo TCEMG se os municípios de Minas Gerais cometeram infringência quanto aos dispositivos da LRF, no período compreendido entre 2010 – 2012. Para o fim de encontrar respostas a este problema, foram utilizados levantamentos de dados das contas de 853 municípios que compõem o estado, durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A pesquisa mostrou que apenas 2% de todos os municípios mineiros não respeitaram a citada Lei, e dentre os 124 municípios que receberam o parecer prévio 14% infringiram à LRF, contrariando os dizeres dos artigos 19 e 20 que limitam o gasto com pessoal do Poder Executivo.
id UFLA_5f74ff3685ab8f6b1ce01de97510e3bb
oai_identifier_str oai:localhost:1/30622
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicosConstituição FederalControleGestores públicosMunicípiosPrestação de contasTribunal de contasTribunal de contas do estado de Minas GeraisParecer prévioApós a efetivação da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 e com a estabilização monetária, em meados dos anos 1990, veio à tona a difícil situação fiscal dos entes federativos, trazendo para dentro do poder público, questões como o ajuste fiscal e o controle dos gastos públicos, gerando a necessidade de se criarem normas mais rígidas para as finanças públicas. Assim foi instituída a Lei Complementar Nº 101 de 4 de maio de 2000, conhecida publicamente como Lei de Responsabilidade Fiscal, que orienta os agentes públicos a cumprir normas e limites para administrar finanças, prestando contas de quanto e como gastam os recursos da sociedade. Dentro deste contexto, surgiu o problema da presente pesquisa: as contas anuais municipais submetidas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG observam os dispostos da LRF? Portanto o objetivo desse trabalho é verificar, a partir do parecer prévio emitido pelo TCEMG se os municípios de Minas Gerais cometeram infringência quanto aos dispositivos da LRF, no período compreendido entre 2010 – 2012. Para o fim de encontrar respostas a este problema, foram utilizados levantamentos de dados das contas de 853 municípios que compõem o estado, durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A pesquisa mostrou que apenas 2% de todos os municípios mineiros não respeitaram a citada Lei, e dentre os 124 municípios que receberam o parecer prévio 14% infringiram à LRF, contrariando os dizeres dos artigos 19 e 20 que limitam o gasto com pessoal do Poder Executivo.UFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaArantes, Silvana Aparecida DominguesBarbosa, Deborah Mara SiadeSantos, Mateus Henrique Lacerda2018-09-26T19:00:21Z2018-09-26T19:00:21Z2016-06-212015-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-26T19:00:22Zoai:localhost:1/30622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-26T19:00:22Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
title Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
spellingShingle Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
Santos, Mateus Henrique Lacerda
Constituição Federal
Controle
Gestores públicos
Municípios
Prestação de contas
Tribunal de contas
Tribunal de contas do estado de Minas Gerais
Parecer prévio
title_short Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
title_full Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
title_fullStr Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
title_full_unstemmed Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
title_sort Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal em atos praticados pelos agentes públicos
author Santos, Mateus Henrique Lacerda
author_facet Santos, Mateus Henrique Lacerda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Silvana Aparecida Domingues
Barbosa, Deborah Mara Siade
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Henrique Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição Federal
Controle
Gestores públicos
Municípios
Prestação de contas
Tribunal de contas
Tribunal de contas do estado de Minas Gerais
Parecer prévio
topic Constituição Federal
Controle
Gestores públicos
Municípios
Prestação de contas
Tribunal de contas
Tribunal de contas do estado de Minas Gerais
Parecer prévio
description Após a efetivação da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 e com a estabilização monetária, em meados dos anos 1990, veio à tona a difícil situação fiscal dos entes federativos, trazendo para dentro do poder público, questões como o ajuste fiscal e o controle dos gastos públicos, gerando a necessidade de se criarem normas mais rígidas para as finanças públicas. Assim foi instituída a Lei Complementar Nº 101 de 4 de maio de 2000, conhecida publicamente como Lei de Responsabilidade Fiscal, que orienta os agentes públicos a cumprir normas e limites para administrar finanças, prestando contas de quanto e como gastam os recursos da sociedade. Dentro deste contexto, surgiu o problema da presente pesquisa: as contas anuais municipais submetidas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG observam os dispostos da LRF? Portanto o objetivo desse trabalho é verificar, a partir do parecer prévio emitido pelo TCEMG se os municípios de Minas Gerais cometeram infringência quanto aos dispositivos da LRF, no período compreendido entre 2010 – 2012. Para o fim de encontrar respostas a este problema, foram utilizados levantamentos de dados das contas de 853 municípios que compõem o estado, durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A pesquisa mostrou que apenas 2% de todos os municípios mineiros não respeitaram a citada Lei, e dentre os 124 municípios que receberam o parecer prévio 14% infringiram à LRF, contrariando os dizeres dos artigos 19 e 20 que limitam o gasto com pessoal do Poder Executivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
2016-06-21
2018-09-26T19:00:21Z
2018-09-26T19:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30622
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550128760127488