Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413 |
Resumo: | O ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz. |
id |
UFLA_6056ac3348fcf9f5138baa876396f598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/48413 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicasLarge-scale assessment in Basic Education: uses and theoretical epistemological tensionsAvaliações em larga escalaEscola eficazEficácia escolarAvaliação de aprendizagemLarge scale assessmentsEffective schoolSchool effectivenessLearning assessmentO ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz.Faculdade Cesgranrio2021-10-26T19:41:22Z2021-10-26T19:41:22Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 28-58, jan./mar. 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413Meta: Avaliaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo-IgnacioBorges, Regilson Macielpor2023-05-08T13:11:17Zoai:localhost:1/48413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:11:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas Large-scale assessment in Basic Education: uses and theoretical epistemological tensions |
title |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
spellingShingle |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas Calderón, Adolfo-Ignacio Avaliações em larga escala Escola eficaz Eficácia escolar Avaliação de aprendizagem Large scale assessments Effective school School effectiveness Learning assessment |
title_short |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_full |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_fullStr |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_full_unstemmed |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
title_sort |
Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas |
author |
Calderón, Adolfo-Ignacio |
author_facet |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regilson Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calderón, Adolfo-Ignacio Borges, Regilson Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliações em larga escala Escola eficaz Eficácia escolar Avaliação de aprendizagem Large scale assessments Effective school School effectiveness Learning assessment |
topic |
Avaliações em larga escala Escola eficaz Eficácia escolar Avaliação de aprendizagem Large scale assessments Effective school School effectiveness Learning assessment |
description |
O ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01 2021-10-26T19:41:22Z 2021-10-26T19:41:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 28-58, jan./mar. 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413 |
identifier_str_mv |
CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na educação básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 28-58, jan./mar. 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Meta: Avaliação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835194298728448 |