Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrugini, Lílian
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Donizete Leandro, Siqueira, Márcio, Castro, Cléber Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n2p1
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4420
Resumo: The aim of this paper is to identify the possible impacts that access to higher education can generate in Minas Gerais towns with low rates of municipal development, being the OUB system (Open University of Brazil) an important inclusion policy, especially in smaller towns. Starting from an exploratory research - descriptive, through socioeconomic indicators related to income, average education and city development by municipal development Index Firjan - IFDM (2012), in conjunction to a case study carried out at the pole of Santa Rita de Caldas/MG, it was possible to identify probable benefits that distance education through the OUB system, can generate in Minas Gerais towns. It was also found that most of the poles of OUB system is present in cities with up to 60,000 inhabitants, demonstrating the presence and potential of this type of education as a tool to foster regional development, beyond identifying strong evidence between levels of education access and socioeconomic development, being the towns with the highest rates of access to higher education among the cities with higher income distribution and municipal development
id UFLA_60e20f1d23372ebaa7cbc8b35beddac2
oai_identifier_str oai:localhost:1/4420
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas GeraisDistance education as political of inclusion: an exploratory study in poles of Open University of Brazil System in Minas GeraisThe aim of this paper is to identify the possible impacts that access to higher education can generate in Minas Gerais towns with low rates of municipal development, being the OUB system (Open University of Brazil) an important inclusion policy, especially in smaller towns. Starting from an exploratory research - descriptive, through socioeconomic indicators related to income, average education and city development by municipal development Index Firjan - IFDM (2012), in conjunction to a case study carried out at the pole of Santa Rita de Caldas/MG, it was possible to identify probable benefits that distance education through the OUB system, can generate in Minas Gerais towns. It was also found that most of the poles of OUB system is present in cities with up to 60,000 inhabitants, demonstrating the presence and potential of this type of education as a tool to foster regional development, beyond identifying strong evidence between levels of education access and socioeconomic development, being the towns with the highest rates of access to higher education among the cities with higher income distribution and municipal developmentO objetivo deste artigo é identificar os possíveis impactos que o acesso ao ensino superior pode gerar em municípios mineiros com baixos índices de desenvolvimento municipal, sendo o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) uma importante política de inclusão, principalmente em municípios menores. Partindo de uma pesquisa exploratória - descritiva através de indicadores socioeconômicos relacionados à renda, escolaridade média e desenvolvimento municipal através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM (2012), em conjunto com um estudo de caso realizado no polo presencial de Santa Rita de Caldas/MG, foi possível identificar prováveis benefícios que a Educação a Distância, através do sistema UAB, pode gerar em municípios mineiros. Identificou-se ainda que a maioria dos polos presenciais do sistema UAB está presente em cidades com até 60 mil habitantes, demonstrando a presença e o potencial dessa modalidade de ensino como instrumento dinamizador de desenvolvimento regional, além de identificar fortes evidências entre os níveis de acesso à educação e desenvolvimento socioeconômico, estando os municípios com maiores índices de acesso ao ensino superior entre os municípios com maior distribuição de renda e desenvolvimento municipal.Universidade Federal de Santa Catarina2014-10-13T01:22:30Z2014-10-13T01:22:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERRUGINI, L. et al. Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 01-21, abr. 2013.https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n2p1http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4420Revista GUALreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAFerrugini, LílianSouza, Donizete LeandroSiqueira, MárcioCastro, Cléber Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2014-10-13T01:22:30Zoai:localhost:1/4420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-10-13T01:22:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
Distance education as political of inclusion: an exploratory study in poles of Open University of Brazil System in Minas Gerais
title Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
spellingShingle Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
Ferrugini, Lílian
title_short Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
title_full Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
title_fullStr Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
title_full_unstemmed Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
title_sort Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais
author Ferrugini, Lílian
author_facet Ferrugini, Lílian
Souza, Donizete Leandro
Siqueira, Márcio
Castro, Cléber Carvalho
author_role author
author2 Souza, Donizete Leandro
Siqueira, Márcio
Castro, Cléber Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrugini, Lílian
Souza, Donizete Leandro
Siqueira, Márcio
Castro, Cléber Carvalho
description The aim of this paper is to identify the possible impacts that access to higher education can generate in Minas Gerais towns with low rates of municipal development, being the OUB system (Open University of Brazil) an important inclusion policy, especially in smaller towns. Starting from an exploratory research - descriptive, through socioeconomic indicators related to income, average education and city development by municipal development Index Firjan - IFDM (2012), in conjunction to a case study carried out at the pole of Santa Rita de Caldas/MG, it was possible to identify probable benefits that distance education through the OUB system, can generate in Minas Gerais towns. It was also found that most of the poles of OUB system is present in cities with up to 60,000 inhabitants, demonstrating the presence and potential of this type of education as a tool to foster regional development, beyond identifying strong evidence between levels of education access and socioeconomic development, being the towns with the highest rates of access to higher education among the cities with higher income distribution and municipal development
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-10-13T01:22:30Z
2014-10-13T01:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRUGINI, L. et al. Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 01-21, abr. 2013.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n2p1
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4420
identifier_str_mv FERRUGINI, L. et al. Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 01-21, abr. 2013.
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n2p1
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista GUAL
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439115338907648