LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Ornelas, Adilson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37023
Resumo: A Administração Pública utiliza-se da licitação para a aquisição de produtos e serviços. Esse procedimento é regulamentado por lei e obriga a toda a Administração direta ou indireta a obedecer aos princípios legais. Porém a Lei 12.349/2010 alterou dispositivos da Lei 8666/1993 acrescentando promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Sendo assim objetivou-se neste trabalho mostrar os benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados pela licitação sustentável. Nesse viés a pesquisa se valeu do método de revisão bibliográfica, bem como de consulta a sítios de órgãos do governo envolvidos na proteção do meio ambiente. Abordou-se ainda a importância e participação de órgãos internacionais nas contratações sustentáveis, uma vez que o danos ambientais afetam todo o globo terrestre. Além da responsabilidade do administrador público que deve proporcionar condições igualitárias de acesso aos contratos públicos, dentro da legalidade e isonomia, agindo também com o compromisso ambiental sustentável. Analisou-se que a licitação ecologicamente correta tem promovido a sustentabilidade ambiental, saúde pública, além da economia. Concluise que além de todos os benefícios permanentes ao meio ambiente e à saúde pública, verificou-se maior incentivo para a contratação de produtos e serviços ecologicamente corretos. Portanto, constatou-se que a partir de exigências sustentáveis nos editais de licitação em que se exigiu adequação por parte dos interessados em contratar com o governo, possibilitou aumento de fornecimento de produtos ecologicamente corretos, com redução de preços, tornando-os acessíveis a mais pessoas contribuindo para reeducação social de modo ecologicamente correto.
id UFLA_640bbe0c4cdf9a44ddc1c71102e3c4a2
oai_identifier_str oai:localhost:1/37023
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVELLicitação. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Administração Pública. ResponsabilidadeBidding. Environment. Sustainability. Public Administration. Responsibility.A Administração Pública utiliza-se da licitação para a aquisição de produtos e serviços. Esse procedimento é regulamentado por lei e obriga a toda a Administração direta ou indireta a obedecer aos princípios legais. Porém a Lei 12.349/2010 alterou dispositivos da Lei 8666/1993 acrescentando promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Sendo assim objetivou-se neste trabalho mostrar os benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados pela licitação sustentável. Nesse viés a pesquisa se valeu do método de revisão bibliográfica, bem como de consulta a sítios de órgãos do governo envolvidos na proteção do meio ambiente. Abordou-se ainda a importância e participação de órgãos internacionais nas contratações sustentáveis, uma vez que o danos ambientais afetam todo o globo terrestre. Além da responsabilidade do administrador público que deve proporcionar condições igualitárias de acesso aos contratos públicos, dentro da legalidade e isonomia, agindo também com o compromisso ambiental sustentável. Analisou-se que a licitação ecologicamente correta tem promovido a sustentabilidade ambiental, saúde pública, além da economia. Concluise que além de todos os benefícios permanentes ao meio ambiente e à saúde pública, verificou-se maior incentivo para a contratação de produtos e serviços ecologicamente corretos. Portanto, constatou-se que a partir de exigências sustentáveis nos editais de licitação em que se exigiu adequação por parte dos interessados em contratar com o governo, possibilitou aumento de fornecimento de produtos ecologicamente corretos, com redução de preços, tornando-os acessíveis a mais pessoas contribuindo para reeducação social de modo ecologicamente correto.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de DireitoLuiza Garcia Campos, AnaBatista Ornelas, Adilson2019-09-30T19:41:38Z2019-09-262019-09-30T19:41:38Z2019-09-262019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37023porAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-09-30T19:41:38Zoai:localhost:1/37023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-09-30T19:41:38Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
title LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
spellingShingle LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
Batista Ornelas, Adilson
Licitação. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Administração Pública. Responsabilidade
Bidding. Environment. Sustainability. Public Administration. Responsibility.
title_short LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
title_full LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
title_fullStr LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
title_sort LICITAÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A CONTRATAÇÃO SUSTENTÁVEL
author Batista Ornelas, Adilson
author_facet Batista Ornelas, Adilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiza Garcia Campos, Ana
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Ornelas, Adilson
dc.subject.por.fl_str_mv Licitação. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Administração Pública. Responsabilidade
Bidding. Environment. Sustainability. Public Administration. Responsibility.
topic Licitação. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Administração Pública. Responsabilidade
Bidding. Environment. Sustainability. Public Administration. Responsibility.
description A Administração Pública utiliza-se da licitação para a aquisição de produtos e serviços. Esse procedimento é regulamentado por lei e obriga a toda a Administração direta ou indireta a obedecer aos princípios legais. Porém a Lei 12.349/2010 alterou dispositivos da Lei 8666/1993 acrescentando promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Sendo assim objetivou-se neste trabalho mostrar os benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados pela licitação sustentável. Nesse viés a pesquisa se valeu do método de revisão bibliográfica, bem como de consulta a sítios de órgãos do governo envolvidos na proteção do meio ambiente. Abordou-se ainda a importância e participação de órgãos internacionais nas contratações sustentáveis, uma vez que o danos ambientais afetam todo o globo terrestre. Além da responsabilidade do administrador público que deve proporcionar condições igualitárias de acesso aos contratos públicos, dentro da legalidade e isonomia, agindo também com o compromisso ambiental sustentável. Analisou-se que a licitação ecologicamente correta tem promovido a sustentabilidade ambiental, saúde pública, além da economia. Concluise que além de todos os benefícios permanentes ao meio ambiente e à saúde pública, verificou-se maior incentivo para a contratação de produtos e serviços ecologicamente corretos. Portanto, constatou-se que a partir de exigências sustentáveis nos editais de licitação em que se exigiu adequação por parte dos interessados em contratar com o governo, possibilitou aumento de fornecimento de produtos ecologicamente corretos, com redução de preços, tornando-os acessíveis a mais pessoas contribuindo para reeducação social de modo ecologicamente correto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30T19:41:38Z
2019-09-26
2019-09-30T19:41:38Z
2019-09-26
2019-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37023
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
brasil
Departamento de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835128195448832