Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Wellington Pereira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nascimento Júnior, Antônio Fernandes, Souza, Daniele Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662
Resumo: The objective of this theoretical essay is discussing the following question: Why the philosophy, history and sociology of science can contribute to the overcoming of a science education practical-utilitarian conception? To substantiate a possible answer to this question will us use the reference of historical-critical pedagogical perspective whose main categories developed are: humanization, appropriation, objectification, alienation, and individual-for itself. Thus, we advocate an approach in which the History, Philosophy and Sociology of Science articulate the Internalism and Externalism perspectives in the teachinglearning process. Therefore, to treat a scientific episode is necessary to provide the scientific understanding of individual aspects logical, metaphysical and at the same time about the ideological interests and forms of expression of culture that formed the scientific systems.
id UFLA_68f8e4e4b0c015490924aee69aae8e2e
oai_identifier_str oai:localhost:1/12662
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridosPossibilities of philosophy, history and sociology of science for overcoming of science education practical utilitarian conception: routes to be followedEnsino de ciênciasFilosofia e sociologia da ciênciaPedagogia histórico críticaScience educationHistory and sociology of scienceHistorical-critical pedagogical perspectiveThe objective of this theoretical essay is discussing the following question: Why the philosophy, history and sociology of science can contribute to the overcoming of a science education practical-utilitarian conception? To substantiate a possible answer to this question will us use the reference of historical-critical pedagogical perspective whose main categories developed are: humanization, appropriation, objectification, alienation, and individual-for itself. Thus, we advocate an approach in which the History, Philosophy and Sociology of Science articulate the Internalism and Externalism perspectives in the teachinglearning process. Therefore, to treat a scientific episode is necessary to provide the scientific understanding of individual aspects logical, metaphysical and at the same time about the ideological interests and forms of expression of culture that formed the scientific systems.O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná2017-04-06T17:43:35Z2017-04-06T17:43:35Z2013-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIRÓS, W. P. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 23-40, mai/ago. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAQueirós, Wellington Pereira deNascimento Júnior, Antônio FernandesSouza, Daniele Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-04-06T17:43:35Zoai:localhost:1/12662Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-04-06T17:43:35Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
Possibilities of philosophy, history and sociology of science for overcoming of science education practical utilitarian conception: routes to be followed
title Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
spellingShingle Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
Queirós, Wellington Pereira de
Ensino de ciências
Filosofia e sociologia da ciência
Pedagogia histórico crítica
Science education
History and sociology of science
Historical-critical pedagogical perspective
title_short Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_full Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_fullStr Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_full_unstemmed Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
title_sort Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
author Queirós, Wellington Pereira de
author_facet Queirós, Wellington Pereira de
Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
author_role author
author2 Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Wellington Pereira de
Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Filosofia e sociologia da ciência
Pedagogia histórico crítica
Science education
History and sociology of science
Historical-critical pedagogical perspective
topic Ensino de ciências
Filosofia e sociologia da ciência
Pedagogia histórico crítica
Science education
History and sociology of science
Historical-critical pedagogical perspective
description The objective of this theoretical essay is discussing the following question: Why the philosophy, history and sociology of science can contribute to the overcoming of a science education practical-utilitarian conception? To substantiate a possible answer to this question will us use the reference of historical-critical pedagogical perspective whose main categories developed are: humanization, appropriation, objectification, alienation, and individual-for itself. Thus, we advocate an approach in which the History, Philosophy and Sociology of Science articulate the Internalism and Externalism perspectives in the teachinglearning process. Therefore, to treat a scientific episode is necessary to provide the scientific understanding of individual aspects logical, metaphysical and at the same time about the ideological interests and forms of expression of culture that formed the scientific systems.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2017-04-06T17:43:35Z
2017-04-06T17:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIRÓS, W. P. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 23-40, mai/ago. 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662
identifier_str_mv QUEIRÓS, W. P. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 23-40, mai/ago. 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549980354117632